Posted by: kohlerortofacial | October 27, 2015

Quando o sorriso é o segredo da primeira impressão

Olhe-se no espelho…..e, sorria, com um sorriso espontâneo e amplo. Agora pergunte a si mesmo se você gostou, se está satisfeito com seu sorriso.

Nunca tinha feito isto antes? Então saiba que uma pesquisa realizada nos EUA informa que 90% dos americanos acham que um sorriso bonito é atrativo, sendo um trunfo social importante em qualquer situação. Já 79% acham que um sorriso inadequado – não atrativo – pode tirar chances de sucesso da vida de uma pessoa e, apenas 50% estão realmente satisfeitas com o seu sorriso e sua consequente atratividade e expressividade facial.

Isto considerado, o Professor Gerson I. Köhler – membro especialista da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, ligada internacionalmente a World Federation of Orthodontists, nos EUA – faz algumas considerações importantes sobre o sorriso e sua importância em nossas vidas. Ele começa perguntando ‘por que será que o sorriso acaba sendo tão importanten para a vida das pessoas?’. E informa que existem várias respostas – além dos fatores beleza e harmonia – para esta pergunta. Mas, uma boa resposta, informa Juarez Köhler, especialista associado da Köhler Ortofacial/Ortodontia, seria a de que o sorriso é uma peça chave no processo de comunicação não-verbal humana. O sorriso, complementa ele, potencializa – quando harmonioso – a transmissão, às pessoas com que interagimos, sensações que vão desde aceitação até o nível de confiança. E quando esta interação se estabelece, isto costuma trazer bem-estar e felicidade a todos. É, portanto, um elemento corporal-facial que está no contexto da qualidade de vida de todas as pessoas.

Gerson I. Köhler adiciona a informação de que o sorriso é peça-chave da boa performance no estabelecimento de relações de reciprocidade entre as pessoas. Quando o seu sorriso é bem aceito pelos outros – diz o especialista – ele provoca também sorrisos a partir deles (aqueles com quem interagimos). Ocorre, então, uma interação entre o sorriso de um com o olhar do outro.

A revista Men’s Health – atualmente também publicada no Brasil – trouxe, em uma de suas reportagens sobre este assunto, uma afirmação muito importante para a vida relacional das pessoas. Afirma o artigo, “se existe uma estratégia que permita aumentar o bem-estar e a qualidade de vida de alguém, esta é o ato de sorrir”. Complementa ainda o artigo do periódico que o sorriso contribui, inclusive, para a saúde geral, pois tem a capacidade de reduzir o estresse cotidiano.

Para os especialistas da Köhler Ortodontia, tudo isto serve para mostrar que as pessoas costumam, intuitivamente, estar preocupadas com sua auto-imagem, includa ai a forma de como se relacionam entre si e se mostram os seus dentes – principalmente ao sorrir – dentro do contexto facial como um todo.

Quando alguém tem um sorriso de que não goste, informa Juarez Köhler, esta pessoa costuma ter, geralmente, um dos seguintes hábitos: ou não sorrir ou colocar a mão frente à boca ao sorrir e mesmo ao falar. E tudo isto faz parte, queiramos ou não, da vivência e da interação social das pessoas, sejam elas crianças, adolescentes ou adultos – jovens ou já não tão jovens.

O sorriso bonito e harmonioso, acrescenta Gerson I. Köhler, costuma estar associado com uma vida de sucesso, seja no presente, seja em tempo futuro.

Isto posto, é importante lembrar que, atualmente, todos – graças aos notáveis e significativos avanços de todas as especialidades odontológicas – podem apresentar-se ao mundo que os cerca com um sorriso normalizado, bonito, harmonioso, expressivo e comunicativo.

E a Ortodontia, aduzem os especialistas, seja ela na área pediátrica (crianças), hebiátrica (adolescentes) ou adulta, é uma das especialidades (a mais antiga delas, tendo mais de 100 anos) da Odontologia que pode ajudar a proporcionar a melhoria estética e funcional da dentição em seu processo de oclusão/desoclusão (a atividade mastigatória) e principalmente da aparência do sorriso. Claro que, muitas vezes complementada por outras áreas da odontologia, principalmente a estética. Mas, a interação do sorriso com a expressividade do rosto não para apenas por aí, pois, o sorriso e a oclusão dentária normalizados podem necessitar – para a expressão de um rosto harmonioso e bonito – inclusive da complementaridade dos procedimentos da medicina estética voltada ao rosto, seja ela cirúrgica ou não.

Isto tudo considerado faz com que se tenha em conta de que o sorriso harmonioso compõe – por sua vez – a harmonia e beleza do rosto. Se você se enquadra dentro dos 50% que não estão satisfeitos com seu sorriso – segundo a pesquisa americana citada ao início deste artigo, procure um especialista de sua confiança. Seu bem-estar e sua qualidade de vida agradecerão – e muito – por isto.

Fontes:

– Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler são membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, ligada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontists – USA

– Influence of dental esthetics on social perceptions of adolescents judged by peers. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2011, sep

–Smile esthetics: perception and comparison of treated and untreated smiles. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2006, Jan


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: