Posted by: kohlerortofacial | September 2, 2015

QUANDO O ZUMBIDO DEPENDE – TAMBÉM – DA ODONTOLOGIA PARA SER TRATADO

ImageProxyDr. Gerson I. Köhler

O professor Gerson I. Köhler, que há quase 15 anos está integrado a equipes médicas otoneurológicas – em contexto interdisciplinar – no tratamento do sintoma acúfeno denominado zumbido, foi objeto de amplo artigo no prestigioso APCD JORNAL – períódico da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, em sua edição deste mês de dezembro.
blog_iza_zilli776A reportagem – ZUMBIDO NO OUVIDO – Especialistas esclarecem que percepção auditiva não uma doença, mas um sintoma de causas diversas – orienta a classe a odontológica em geral para a necessidade da maior participação do diagnóstico que alterações dentofaciais, mioatrológicas craniomandibulares (ATMs e seus anexos) e somatossensoriais craniofaciais que possam estar entre as etiologias (as causas) que geram o incômodo sintoma.

O Professor Gerson explica, na reportagem, que a denominada somatossensorialidade craniofacial vem sendo cada vez melhor compreendida como um dos fatores etiológicos que podem produzir a percepção do sintoma zumbido.

O especialista em Ortopedia Facial e Ortodontia faz parte do GIPZ – Grupo de Informação a Pacientes com Zumbido, coordenado pela médica otoneurologista Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães junto ao Hospital de Clínicas da UFPR.

Gerson I. Köhler esclarece também que – no tocante à ação da somatossensorialidade craniofacial como geradora do sintoma – existe um sistema de testagem especial para determinar sua presença e intensidade de geração/modulação do zumbido. Esclarece ainda que esta é uma avaliação normalmente solicitada ao odontologista pelos médicos otoneurologistas e otorrinolaringologistas que tratam os chamados sintomas acúfenos (zumbido, tontura/vertigem, otalgia, tamponamento de ouvidos entre outros). Esta testagem específica, desenvolvida nos EUA e aperfeiçoada no Brasil determina o grau de intensidade com que a somatossensorialidade está atuando na geração do sintoma zumbido. São cerca de 10 a 15 manobras específicas, envolvendo a região craniofacial e dentofacial. A somatossensorialidade está ligada à ação da neuromusculatura e da região craniofacial, envolvendo – ainda – a região cervical (pescoço) e cintura escapular (ombros). Complementa o especialista que as questões de excesso de força da musculatura mastigatória (os chamados ‘apertamentos dentários’) são uma das características presentes neste quadro clínico. Estes ‘apertamentos dentários’ podem ocorrer durante o dia (muitas vezes de modo consciente, mas nem sempre) e também durante a noite, quando o paciente apresenta distúrbios – normalmente obstrutivos da via áerea – do sono (as apnéias obstrutivas), caso em que se faz necessário um exame polissonográfico, que mapeia a arquitetura do sono.

Apesar destas constatações – pertinentes à Odontologia – ainda não há estudos científicos que se refiram a qual o percentual de casos clínicos de zumbidos em que esta condição da somatossenrialidade alterada esteja presente. O que se pode afirmar – complementa o especialista Gerson I. Köhler – é que, de acordo com pesquisas da área otoneurológica, aproximadamente um entre cada 10 pacientes com zumbido necessita de avaliação, diagnose e tratamento de ordem dentofacial/mioatrológica craniomandibular/somatossensorial craniofacial para ser tratado em seu desconfortante sintoma de zumbido.

Finaliza o especialista ligado a esta área médica de sintomas acúfenos (dos quais o zumbido é um deles) que a consulta inicial para sofredores deste desagradável sintoma se inicia, sempre, pelo médico otoneurologista. Se este achar necessário, pedirá, então, a avaliação do odontologista para as questões de somatossensorialidade craniofacial interferentes no sintoma.

tinnitusFonte: APCD Jornal (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), Ano 49, Edição 692, dezembro 2014


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: