Posted by: kohlerortofacial | July 3, 2015

Aparelho bucal ajuda a neutralizar as cefaleias matinais.

ImageProxy Dr. Gerson I. Köhler
blog_iza_zilli776”Conhecidas como cefaleias tensionais, estas dores de cabeça podem ser causadas por distúrbios craniofaciais, dentofaciais e problemas obstrutivos do sono (como as apneias).”
As dores de cabeça que afetam 76% das mulheres e 57% dos homens pelo menos uma vez por mês, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, podem ter várias causas. No caso das cefaleias matinais, um diagnóstico bastante comum indica que o desconforto pode estar ligado a questões de apertamentos noturnos dos dentes, que tensionam a musculatura craniofacial. De acordo com o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, o uso de um aparelho intrabucal pode resolver este problema, que prejudica o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Para reduzir as dores de cabeça, o professor Gerson Köhler destaca – entre outros, todos muito efetivos – o aparelho intrabucal NTI-TSS (Tension Suppression System) feito de forma personalizada para atender as necessidades de cada paciente. “O aparelho é simples de ser utilizado e possui uma concepção diferente das tradicionais placas de relaxamento, muito utilizadas na Odontologia” , explica. Ele suprime as tensões musculares, utilizado nos tratamentos de cefaleias matinais. O dispositivo é aprovado pelo Food and Drug Association (FDA) nos Estados Unidos, equivalente a Anvisa aqui no Brasil.

Juarez Köhler destaca que ” existem pelo menos 150 tipos diferentes de cefaleias e cada uma está relacionada a uma causa, como alimentação, estresse, tensões musculares, hipertensão, inflamações e doenças graves como tumores. Além disso, Gerson Köhler, membro da Associação Brasileira do Sono, informa que os distúrbios do sono, como a apnéia obstrutiva das vias aéreas, que incluem o nariz, a rinofaringe e a orofaringe, e os distúrbios craniofaciais – relacionados às articulações temporomandibulares (ATM) e à musculatura mastigatória – costumam ser as principais causas das cefaleias matinais do tipo tensional. ” As dores de cabeça matinais são caracterizadas por aparecerem assim que o indivíduo acorda e podem se repetir várias vezes na semana ou até mesmo diariamente, tornando a vida do paciente desconfortante e alterando seu comportamento diurno” , esclarece o especialista.

Os distúrbios craniofaciais, entre eles as chamadas disfunções das ATMs (articulações temporomandibulares, que ligam a mandíbula ao crânio) , estão associadas à movimentação excessiva da musculatura responsável pela mastigação e dos músculos temporais, o que resulta no apertamento dos dentes durante a noite e que tem como consequências o surgimento das cefaléias matinais. ” O apertamento também é destrutivo para os dentes, injuriando a musculatura que envolve o crânio e a face com reflexos nocivos sobre as ATMs. Os prejuízos para estas complexas articulações são tanto para a parte óssea quanto para o disco (uma espécie de ‘menisco’) que separa as partes convexas das côncavas” , ressalta o especialista Juarez Köhler, da Köhler Ortofacial.

Segundo estudos realizados pela Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders, as disfunções craniomandibulares tem seu pico de incidência em adultos jovens, com idade entre 20 e 40 anos, e atinge principalmente o sexo feminino. ” A chamada odontologia neuromuscular é uma nova área que estuda estas questões de forma conjunta e não apenas olhando para os dentes como causadores, como se acreditava até algum tempo atrás. Por isso os tratamentos para os distúrbios do sono e das ATMs devem ser tratados em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos pacientes” , enfatiza.

Fontes consultadas:

– Gerson I. Köhler e Juarez Köhler, membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, ligada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontists – EUA

– The NTI-tss (tension suppression system) device for the therapy of bruxism, temporomandibular disorders, and headache – Where do we stand? A qualitative systematic review of the literature. BMC Oral Health, 2008
– Effect of a nociceptive trigeminal inhibitory (NTI) splint on electromyographic activity in jaw closing muscles during sleep. J Oral Rehabil. 2007


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: