Posted by: kohlerortofacial | November 17, 2014

Ortodontia: uma questão de saúde, além da estética facial.

A especialidade de Ortodontia tem por objetivo a identificação, a profilaxia/prevenção e o tratamento de posicionamentos inadequados dos dentes e dos maxilares entre si. Para o professor Gerson I. Köhler, os objetivos da especialidade são proporcionar aos pacientes uma funcionalidade mastigatória efetiva e também uma estética dentofacial (através do sorriso) agradável e harmoniosa. Como se vê então, basicamente a Ortodontia é ‘uma questão de saúde’, pois a saúde ‘começa pela boca’.

Segundo o especialista Juarez Köhler – da Köhler Ortodontia – a incidência de questões ortodônticas na população é alta, razão pela qual 7 a 8 entre cada 10 pessoas – a começar já na infância – precisam efetuar uma avaliação dentofacial para corrigir eventuais desvios posicionais de dentes que estejam interferindo danosamente sobre sua efetividade mastigatória e – por extensão – na harmonia e beleza de seu rosto.

Segundo os especialistas, os tratamentos ortodônticos costumam ser mais indicados para crianças e adolescentes, que ainda transitam pela fase de crescimento corporal e facial, mas nada obstaculiza sua atuação terapêutica em adultos, sejam eles menos ou mais avançados em idade. Havendo saúde nos tecidos dentários e gengivais o tratamento corretivo ortodôntico pode ser prescrito com muita segurança e efetividade para adultos.

Explicam os especialistas Gerson e Juarez Köhler que a tecnologia dos aparelhos ortodônticos – paralelamente às pesquisas sobre efetividade e resultados de normalização dentofacial – tem progredido muito nos últimos anos. Isto levou a que se tenha uma variedade considerável de tipos de aparelhos para efetuar os tratamentos ortodônticos necessários, independentemente da faixa etária dos pacientes. Há tipos de aparelhos, inclusive, que quase não são perceptíveis na boca e outros que são quase que invisiveis. E os tratamentos – graças à evolução tecnológica e terapêutica – já não produzem aqueles efeitos dolorosos que eram tão comuns há alguns anos. Os tratamentos ortodônticos modernos iniciam e evoluem praticamente sem sensibilidade e/ou desconfortos locais para os pacientes. São praticamente assintomáticos durante as cada vez mais suaves ativações dos aparelhos.

O professor Gerson I. Köhler informa que, adicionalmente, os avanços da especialidade ortodôntica tem permitido tratamentos cada vez mais eficazes para adultos, dentro das peculiaridades que caracterizam as suas oclusões dentárias, que são completamente diferentes de crianças e adolescentes. Adultos que se propõe a tratar ortodonticamente normalmente tem uma boca já com restaurações de dentes e – muitos deles – com ausências dentárias. Mas, nada disto é mais impecilho para que os adultos se beneficiem das benesses de um tratamento ortodôntico não só para a saúde bucal, dentofacial e geral.

Portanto, caro leitor, se você vem pensando em – finalmente – submeter-se àquele tratamento corretivo ortodôntico que sempre desejou, o momento oportuno chegou, é agora. A tecnologia destes tratamentos está muito evoluida e – interessante notar – sem que isto afete os custos, que são perfeitamente acessíveis. Todas estas modernas técnicas de tratamento são também praticamente não-desconfortáveis, fazendo com que o sofrimento (sobre o qual a maioria dos pacientes adultos tem receios) praticamente já não mais exista como antigamente.

Se você deseja curtir uma mastigação saudável e um sorriso que aumentará a harmonia e beleza de seu rosto, procure, com a urgência necessária, por um especialista de sua confiança. Sua qualidade de vida, seu aspecto visual facial, seu bem-estar e qualidade de vida (em resumo, sua saúde geral) agradecerão – e muito – por isto.

Fontes:

Gerson I. Köhler e Juarez F.W. Köhler são membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopecia Facial, vinculada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontists, com sede nos EUA.

– Differences in facial profile and dental esthetic perceptions between young adults and orthodontists.

Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2014 Jun

– Anterior tooth alignment – recommendations for stability in adult patients.

Dental Update. 2014 May

E-mail – kohler010@gmail.com

Fones: 41.3224.4883 e 3013.0183, em Curitiba (PR)

Blog – kohlerortofacial.wordpress.com

13- See more at: http://www.blogizazilli.com/index.php/destaques/ortodontia-uma-questao-de-saude-alem-da-estetica-facial#sthash.ssBYj5np.dpuf


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: