Posted by: kohlerortofacial | April 29, 2014

Rinite, sinusite e asma podem causar alterações dentofaciais. Saiba os motivos.

ImageProxyDr. Gerson I. Köhler

ImageProxy
A hereditariedade, o meio ambiente e os fatores de crescimento da criança tem importante papel no desenvolvimento do rosto, principalmente da região nasobucal (nariz e boca), podendo gerar anomalias dentofaciais, mais conhecidas popularmente como como problemas ortodônticos. Não são, no entanto, somente problemas dos dentes, mas sim ortopédicos da face, isto é, de seu crescimento ósseo inclusive, principalmente da região nasobucal (nariz e boca) e dentofacial (a boca no contexto do rosto).

Segundo o professor Gerson I. Köhler, as questões alérgicas presentes na rinite, sinusite e asma induzem a criança a uma forma alternativa – e nociva – de respirar pela boca (quando deveria ser exclusivamente pelo nariz) contribuindo para a alteração do projeto normal de crescimento do rosto (principalmente da região dentofacial, que inclui a boca) de uma criança.

Para Juarez Köhler, membro especialista da Köhler Interdisciplinar, a asma, por exemplo, é considerada uma doença inflamatória crônica da via aérea superior, na qual – de forma semelhante à rinite alérgica – existem reações inflamatórias (de origem alérgica) nas mucosas da via aérea – principalmente nas do nariz – mediadas pela imunoglobulina IgE. No entender do especialista, na presença de inflamação há uma hiperatividade da via aérea superior que resulta em mudanças na forma de respirar, que fica alterada, sendo efetuada – de forma errada e inadequada – pela boca e não mais pelo nariz, como deveria ser.

Explica Gerson I. Köhler que o processo inflamatório – próprio da alergia – estreita significativamente a via aérea superior. Para o especialista, cerca de 90% do indivíduos (crianças) diagnosticadas como portadoras de asma tem, também, de forma associada, a rinite alérgica.

Para os especialistas, a patência e perviedade (em termos leigos, o bom funcionamento da via aérea superior: a capacidade de passar o ar) deve permitir que o ar seja inspirado sempre através do nariz, que filtra, aquece, umidifica e pressuriza o mesmo para que chegue – agora condicionado – aos pulmões.

Se nada disto ocorrer e o ar estiver sendo inspirado através da boca (respiração bucal de suplência) a alteração da passagem de ar, agora não mais feita pelo nariz onde seria filtrado e aquecido, acaba gerando um processo inflamatório nas mucosas – principalmente do nariz – com edema (inchaço) que acaba tornando a passagem do ar pelo nariz praticamente impossível. Tudo isto – insistem os especialistas – conforme já explicado, é gerado pelo edema das mucosas nasais que acaba fechando o nariz. Só resta, nestes casos, para sobreviver, respirar pela boca, mas com todas as consequências danosas que isto acaba gerando.

Este quadro de alterações do rosto, explica o professor Gerson I. Köhler, é uma consequência (a respiração feita pela boca) da resposta inflamatória das mucosas nasais, que aumentam a resistência da passagem do ar através do nariz. E com isto, explica o especialista e professor Gerson I. Köhler, os pacientes portadores de asma brônquica sofrem com a dificuldade de inspirar, o que acaba na popularmente chamada ‘falta de ar’.

Este ato – ter que abrir a boca para poder respirar – altera totalmente o equilíbrio muscular do rosto e age sobre os ossos da face, ainda em crescimento na criança, gerando alterações e deformidades que se manifestam através dos problemas ortopédicos faciais e ortodônticos, sendo na verdade uma alteração dos ‘canteiros ósseos’ que contém os dentes. Está instalada a desorganização chamada dentofacial, que atua a um só tempo não só sobre a região da boca mas – por consequência – sobre todo o aspecto do rosto.

E é exatamente a mudança na função respiratória – que quando pela via bucal é inadequada – que vem sendo estudada, cada vez mais por especialidades tais como Ortopedia Facial, Ortodontia Pediátrica em conjunto com médicos otorrinopediatras e alergistas. É preciso encontrar formas precoces de tratar estas alterações faciais que são geradas pela forma errada de respirar, criando alterações no crescimento craniofacial, especialmente no rosto, na região do nariz e da boca (com seu conteúdo dentário).

O assunto como foi hoje enfocado – com base em pacientes portadores de rinite, sinusite e asma – precisa ter cada vez mais estudos, pois curando-se ou minimizando-se estas doenças, está-se, ao mesmo tempo, proporcionando condições para que o rosto destas crianças cresça sem alterações, apresentando harmonia e beleza, em todos os sentidos, a partir do sorriso.

Se sua(s) criança(s) padecem do que você acaba de ler neste artigo, alerte-se e procure pelos especialista necessários para o tratamento, tanto das causas (rinite, bronquite, sinusite e asma) quando das possíveis consequências sobre o rostinho delas, que precisa crescer corretamente e de forma harmoniosa e bela. Procure por especialistas nestas áreas, dizem Gerson e Juarez Köhler, pois suas crianças agradecerão – e muito – no futuro, quando tudo estiver controlado e seus rostinhos estiverem expressando harmonia e beleza, proporcionando-lhes bem-estar e ótima qualidade de vida.

Fontes:

Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler são membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, órgão vinculado internacionalmente a World Federation of Orthodontists – WFO – sediada nos EUA.

blog – kohlerortofacial.wordpress.com – e-mail – kohler010@gmail.com – fones 41-3224.4883 e3013.0183

– Effects of asthma and inhalation corticosteroids on the dental arch morphology in children. Journal of Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry, 2012.

– Mouth breathing in allergic children: its relationships to dentofacial development. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, 1983

– The effect of rapid maxillary expansion on nasal airway resistance. Britisch Journal of Orthodontics, 1986

– Nasorespiratory function and orofacial development. Otolaryngologic Clinics of North America, 1989

21
– See more at: http://www.blogizazilli.com/index.php/destaques/rinite-sinusite-e-asma-podem-causar-alteracoes-dentofaciais-saiba-os-motivos#sthash.Umqzya2V.dpuf


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: