Posted by: kohlerortofacial | February 14, 2014

Tratamento dentofacial durante a dentição decídua (“de leite”)

ImageProxyDr. Gerson I. Köhler

ImageProxy

É sempre muito importante – nas crianças, principalmente na faixa pré-escolar – dar atenção aos fatores que possam anunciar, precocemente, uma propensão a desvios e alterações progressivas do crescimento/desenvolvimento da região dentofacial, especialmente a boca e seus conteúdos e sua danosa repercussão sobre a beleza do rosto como um todo.

Segundo Juarez Köhler, diretor do programa clínico “monitoração ortopédica da face pediátrica” da Köhler Interdisciplinar, intervenções tempestivas – no tempo certo – podem impedir transtornos futuros do crescimento dentofacial, que poderão, então, tornar mais difícil a sua normalização terapeutica.

Para o professor Gerson Köhler – docente-convidado de pós-graduação da UFPR – as intervenções terapêuticas chamadas de ‘precoces’ (melhor seria dizer ‘no momento certo’) podem proporcionar uma melhor estabilidade do tratamento efetuado e melhorar – em muito – as possibilidades de resultados terapêuticos finais funcionais e estéticos do pequeno paciente. Isto sem considerar a questão – muito importante para as crianças – de terem de conviver com o desconforto psicológico de ser portadores de anomalias dentofaciais (desvios de crescimento da ossatura que contém os dentes em suas posições). Este fator pode causar complexos – e apelidos inadequados – que podem persistir por longo tempo. A pergunta que se deve fazer é: uma vez diagnosticado um desvio de crescimento dentofacial, por que esperar até a adolescência – ou pré-adolescência – para tratar, se a moderna ortopedia facial e também a ortodontia pediátrica permitem fazer isto com a devida antecipação, de modo a não causar problemas mais complicados, tanto para a criança quanto para seus pais.

Segundo Juarez Köhler, o diagnóstico e tratamento dentofacial – durante a dentição decídua (“de leite”) – sempre que necessários – se iniciam com uma anamnese médico-odontológica completa, pois os fatores que geram questões dentofaciais (crescimento inadequado do segmento facial que contém a boca) na maioria das vezes extrapolam apenas a posição inadequada dos dentes em suas arcadas. Fatores tais como respiração inadequada pela boca e hábitos bucais nocivos podem causar grandes alterações sobre o crescimento – e o aspecto – da face das crianças, em seu todo.

Para os especialistas da Köhler Interdisciplinar, se a ossatura que estrutura a boca da criança sofrer alterações em sua forma (projeção da arcada superior, palato estreito e profundo, cruzamento de mordida,entre outras) isto tem implicações não somente sobre a oclusão dentária ou o sorriso, mas sim sobre toda a arquitetura do rosto. Citam os especialistas ainda que uma das alterações dentofaciais que precisam ser tratadas e normalizadas tão logo detectadas são os casos de prognatismo mandibular (quando o fechamento anterior dos dentes fica invertido, a mandíbula se projeta e seu crescimento passa a se fazer de modo inadequado). Deixar de tratar um prognatismo mandibular (projeção da mandíbula para a frente) ainda em dentição decídua pode trazer sérios agravantes posteriores ao processo de crescimento e desenvolvimento facial, podendo vir a ser necessárias – em muitos casos – futuras cirurgias ortognáticas para normalizar a oclusão dentária, o sorriso e a harmonia e beleza faciais. O mesmo raciocínio vale também para as chamadas ‘mordidas cruzadas’ – que podem ser uni ou bilaterais – pois elas causam – se não tratadas e normalizadas tempestivamente – uma progressivauma alteração assimétrica no rosto das crianças.

Para os especialistas da área ortopédica facial um alerta importantíssimo, que extrapola a má-posição dos dentes em suas arcadas, é a respiração. Se ela for efetuada pela boca – principalmente à noite – em virtude de impedimentos no nariz ou pelas tonsilas (amidalas) palatinas e principalmente adenóide (ou ainda questões rinitosas), haverá necessidade, concomitantemente ao tratamento dos desvios de crescimento facial já presentes, de uma rigorosa avaliação pelo médico otorrinopediatra. O mesmo vale para hábitos viciosos nocivos, tais como a sucção chamada denão-nutritiva (chupetas além do tempo correto e dedos) e também para a presença de apertamentos de dentes (considerado um distúrbio do sono), seja com ou sem rangidos noturnos. Tudo isto deve funcionar como sinal de alerta – um acender da luz vermelha – para os pais de crianças na faixa etária pré-escolar.

Se você tem filho ou filha que tenha suspeita de que algo de errado esteja acontecendo no seu crescimento e desenvolvimento facial, não espere mais, não postergue a decisão, procure logo por um especialista de sua confiança.

Sua criança – que ainda não entende o que esteja acontecendo com ela – com certeza agradecerá muito pela atitude – e tratamento – tempestivos, que a livrarão dessas nocivas alterações faciais que poderão fazer com que ela transite pela fase de pré-adolescência e adolescência com sérios problemas de autoimagem e autoestima, associados quase empre a complexos por ter a boca e o rosto fora dos cânones de harmonia e beleza.

Fontes consultadas:

– Juarez Köhler e Gerson I. Köhler são especialistas membros da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, entidade filiada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontics, USA

e-mail – kohler010@gmail.com – blog – kohlerortofacial.wordpress.com

– Growth modulation using functional appliances–cephalometric predictors of successful response, Orthodontics, 2013.

– Dental arch morphology in children with sleep-disordered breathing, European Journal of Orthodontics, 2009.

– See more at: http://www.blogizazilli.com/index.php/destaques/tratamento-dentofacial-durante-a-denticao-decidua-de-leite#sthash.WVL0y698.dpuf


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: