Posted by: kohlerortofacial | December 12, 2013

Bonita, simpática, mas insegura ao sorrir. É hora de mudar isto.

ImageProxy

ImageProxy
Dr. Gerson I. Köhler

Numa época em que a estética ganha cada vez mais atenção da mídia, acentua-se a procura por melhor em harmonia e expressividade do sorriso, considerado peça de fundamental importância para uma boa aparência facial e elevados padrões de auto-imagem e auto-estima.

O assunto de hoje enfoca a importância de um sorriso harmonioso e estético na composição da face adulta, como elemento fundamental para sentir-se bem e não ter nenhuma insegurança ao sorrir.

Falaremos mais precisamente – afirma o professor Gerson I. Köhler, docente convidado, desde 1988, da pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial da Universiedade Federal do Paraná – do sorriso feminino, o que não significa, de modo algum, que os homens não tenham a mesma vontade de sorrir com segurança, harmonia e a melhor estética dentofacial possível.

Muitas pessoas – especialmente as mulheres que não tiveram a oportunidade du submeter-se a tratamentos ortodônticos e/ou ortopédicos faciais na infância/adolescência – não sorriem como gostariam de poder fazê-lo. São receosas da possível má impressão que podem causar às pessoas de seus relacionamentos sociais e até familiares.

Informa Juarez Köhler, da Equipe Köhler Interdisciplinar/Ortodontia que – seja em qualquer faixa etária – da necessidade de se ter a segurança de um sorriso que não prejudique a harmonia de sua face e nem altere danosamente sua fisionomia e expressão facial neste necessário e importante ato relacional que é a comunicação humana. Talvez o mais belo de todos, o ato de sorrir, de comunicar felicidade e bem-estar.

Ocorre que a falta de segurança ao sorrir – por problemas de incorreto relacionamento entre os dentes entre si, em suas arcadas – não está ligada somente à beleza do rosto com seu sorriso, mas sim a funções orgânicas importantes, tais como mastigar, deglutir, falar e respirar, entre outras.

Portanto, reforça Gerson I. Köhler – para melhorar a auto-estima, a auto-imagem e até a performance dos relacionamentos social, familiar e profissional, num contexto integral de bem-estar, saúde e qualidade de vida, nada melhor do que ser portador(a) de um sorriso bonito, harmonioso e fisionomicamente expressivo e atraente.

Sorrisos com sua arquitetura bem cuidada tornam o aspecto da face mais saudável e – inclusive – jovem. E esta possibilidade se torna, modernamente, cada vez mais presente na vida das pessoas, independente da faixa etária em que se situem.

Falando agora em como proporcionais estes sorrisos harmônicos e saudáveis, é preciso dizer que os aparelhos corretores do sorriso (da posição dos dentes em suas arcadas) e da região dentofacial como um todo não costumam mais – como no passado – ser desconfortáveis – e até dolorosos – como antigamente. Os modernos sistemas de aparelhos corretivos – normalizadores da arquitetura da boca com seus dentes – fazem com que o equilíbrio e a harmonia se façam presentes no rosto como um todo. Transmitem às pessoas sob tratamento – e mais ainda quando já tratadas – uma imagem e uma aparência joviais em termos de plasticidade e beleza do rosto em sua integralidade. Há uma espécie de retorno do encantamento rejuvenescedor nas pessoas que se utilizam de aparelhos corretivos ortodônticos, que são, atualmente, não invasivos, de aparência mínima e até mimetizando a cor dos dentes, sendo praticamente ‘quase imperceptíveis’ por terceiros.

Não por menos – acrescenta o especialista Gerson I. Köhler – uma famosa (e nacionalmente conhecida colunista social do Rio de Janeiro – costuma dizer, com certa frequência – nas crônicas do cotidiano, voltadas às suas leitoras (contemporâneas em idade, todas já acima dos 50 anos) o seguinte “quer parecer mais jovem, coloque aparelhos ortodônticos e veja os resultados imediatos sobre a melhoria de sua auto-imagem e auto-estima”.

O especialista Juarez Köhler acrescenta, sobre o assunto, que a jovialidade – com uma aparência facial já com ar rejuvenescido desde que se começa a usar aparelhos – costuma se instalar de imediato na percepção do(a) paciente sobre si mesmo(a). E isto faz muito bem ao ego das pessoas, pelo fato de que os mesmos (os aparelhos) costumam ser ligados à uma aparência facial remoçada, com um aspecto de juventude, bem-estar e felicidade.

E, é claro, a consequência das condutas terapêuticas normalizadoras prescritas para cada caso clínico de anomalias dentofaciais (afinal, não se usa aparelhos apenas por usá-los, pois os mesmos são terapêuticos em sua essência) será (após o término do tratamento normalizador/corretivo), a causa de um rosto com ganhos estéticos sensíveis ligados à harmonia de um novo sorriso, num contexto de plasticidade facial renovada e rejuvenescida. Não é à toa que se diz que “um correto e bem indicado tratamento ortodôntico tem a capacidade de gerar efeitos semelhantes a uma cirurgia plástica, só que sem a utilização de bisturi”.

Portanto, são unânimes em afirmar os especialistas da Köhler Interdisciplinar/Ortodontia, não espere mais para curtir um sorriso harmonioso e invejável e – até – de aproveitar o fato de usar aparelhos e de poder curtir (enquanto dura o tratamento) um aspecto e fisionomia facial com um ar bem jovial, já a partir do momento seguinte ao início de seu tratamento normalizador ortodôntico.

Conclui o professor Gerson I. Köhler, membro especialista da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada à World Federation of Orthodontists – WFO – USA – que, ‘se a sensação já é agradável e gratificante logo ao iniciar , imagine a felicidade que vai se irradiar de seu rosto e sorriso novo quando você terminar o seu tratamento’. Acredite, reitera o especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, no fato de que os modernos e sofisticados aparelhos corretivos não causam mais nenhum daqueles desconfortos e sofrimentos dos quais você ouvia falar. Isto é coisa do passado. Portanto, aproveite e curta os benefícios da moderna Ortodontia para ter o sorriso que você sempre quis ter. Chegou a hora, consulte um especialista de sua confiança. Não adie este momento, sua auto-imagem, sua auto-estima – e seu bem-estar e qualidade de vida – agradecerão muito por isto.

Fontes:

– Gerson I. Köhler e Juarez Köhler são membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada à WFO – World Federation of Orthodontists – USA – E-mail – kohler010@gmail.com – blog –kohlerortofacial.wordpress.com

– The enigma of facial beauty: esthetics, proportions, deformity and controversy – Journal of American Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, sept 2006

– See more at: http://www.blogizazilli.com/index.php/saude-e-bem-estar/bonita-simpatica-mas-insegura-ao-sorrir-e-hora-de-mudar-isto#sthash.t0BxbVFa.dpuf


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: