Posted by: kohlerortofacial | September 25, 2013

Crianças tem potencial para rosto atrativo e harmonioso

ImageProxy.mvcGeralmente todo bebê – e a criança pequena – costuma ter o rosto harmonioso e bem definido, além de atrativo. No entanto, quando vai se aproximando a pré-adolescência, esta face – bonita e atrativa até então – pode sofrer algumas influências que a tornam menos harmoniosa.

ImageProxy.mvcSegundo o professor Gerson I. Köhler, se visitarmos uma escola de alunos que estejam na faixa etária pré-adolescente, veremos rostos que podem estar perdendo a harmonia em seu contexto. Esta fase – e mesmo antes até – coincide com o período da troca dos dentes decíduos (de leite) pelos permanentes. Encontraremos então, crianças com o rosto mais longo, mais estreito, com mandíbula situada mais para trás (queixo retruído) e outras ainda com uma projeção dos dentes anteriores superiores (fato que costuma ser muito comum). Outras, ainda, começando a ficar com o rosto assimétrico em função da oclusão dentária alterada. Afirma o especialista em Ortopedia Facial e Ortodontia que está constatação sempre costuma estar ligada ao formato da boca e do posicionamento dos dentes em suas arcadas. Afinal, a boca (a região dentofacial) toma praticamente um terço do rosto. Como crianças nesta faixa etária (entrando na pré-puberdade) estão em plena fase de seu crescimento corporal e facial, se este crescimento não estiver naturalmente bem direcionado, o resultado é a quebra da harmonia do rosto.

A pergunta que sempre surge – no entender do especialista Juarez Köhler, da Köhler Ortofacial/Ortopedia Facial e Ortodontia – é sobre ‘o por que isto acontece, exatamente numa idade em que a beleza facial é tão importante para o bem-estar psicológico dos jovens’.

A resposta a isto, afirma Gerson I. Köhler, é dada pela enumeração de uma série de fatores adversos que podem estar presentes e atuando danosa e progressivamente sobre a harmonia facial. São fatores que tem a capacidade de desorganizar – já a partir dos 8 ou 9 anos em diante – a beleza, harmonia e atratividade do rosto infantil. Normalmente cerca de 7 a 8 entre cada 10 crianças merece ter, nesta época, uma avaliação dentofacial que se paute pela busca não só da harmonia do sorriso e do rosto como um todo, como também pela normalização das corretas funções da região dentofacial, cujo peça principal é a boca.

De acordo com Juarez Köhler, entre os fatores (as causas) que podem, de forma lenta e progressiva, desorganizar a beleza e a harmonia do rosto infantil, podemos citar:

– a respiração, que deve ser feita pelo nariz e não pela boca. Se ela ocorrer deste modo (via bucal) é pelo fato de haver algum impedimento que não deixa o ar ser corretamente inspirado pelo nariz, restando à criança somente a possibilidade de respirar pela boca;

– a forma de mastigar – e principalmente o ato associado, que é a deglutição (o engolir o alimento) – também costuma ser determinante no processo de crescimento e desenvolvimento da região dentofacial (faz-se o ato de deglutição da saliva, de forma automática, cerca de 1000 a 1200 vezes nas 24 horas do dia);

– habitualidades viciosas e nocivas (chupeta e/ou mamadeira além dos 3 anos; sucção não nutritiva (chupetas e/ou dedo/s), onicofagia (roer as unhas), mordiscação persistente de objetos e mesmo de lábios ou bochechas, etc.etc.

Tudo isto considerado, há também, questões que devem ser observadas – inclusive pelos pais de pré-adolescentes – tais como:

– se a boca está sempre fechada e os lábios suavemente juntos;

– se a língua se mantém posicionada corretamente na cavidade bucal, tanto a sua base quanto a sua extremidade (ponta), esta tocando sempre, mas suavemente – sem fazer pressões inadequadas que possam ser deformantes da arcada superior – a região posterior aos dentes incisivos superiores;

– se a respiração está sendo feita habitualmente pelo nariz e não pela boca, pois fazer isto (respirar pela boca) pode desorganizar todo o equilíbrio dos músculos da face, aí incluída a língua, os lábios, a musculatura mastigatória. E o resultado disto – quando inadequado – já sabemos, é a incorreta modelagem dos ossos do rosto, principalmente maxila (incluindo o formato do palato) e das arcadas dentárias e a mandíbula;

– se a troca dos dentes de leite (pelos permanentes) está ocorrendo nas épocas próprias. Existe uma espécie de calendário para monitorar isto, que deve acontecer por ‘grupo de dentes’ e que deve ser simétrica, isto é, ocorrer em ambos os lados da boca ao mesmo tempo.

Qualquer situação em contrário às expostas acima, afirma o Professor Gerson I. Köhler, sinaliza no sentido de procurar por atenção especializada para monitorar os eventos biológicos em questão, que podem interferir no processo de crescimento e desenvolvimento do rosto da criança, principalmente da região dentofacial, que contém a boca e seus anexos.

Portanto, caros pais e mães de crianças e pré-adolescentes, o alerta para a monitoração do que – progressivamente – for acontecendo com o rosto de seus filhos deve ser acionado, desde cedo, para que o rosto cresça dentro de parâmetros de normalidade, com beleza, harmonia e expressividade, afirma o especialista Juarez Köhler, da Köhler Ortofacial/Ortodontia e Ortopedia Facial.

Se algo do que foi descrito acima estiver ocorrendo com a face de seus filhos, acrescenta Gerson I. Köhler, não espere mais, procure, com a necessária urgência, por um especialista de sua confiança. A beleza e harmonia do rosto de suas crianças agradecerão – e muito – por esta atitude.

Fontes:

– Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler são membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontists, nos EUA.

– Dentofacial Orthopedics to treat facial asymmetries before six years of age. How to balance craniofacial growth and enhance temporomandibular function. Deshayes,MJ, Orthodontie Française, 2010, Sep.
8- See more at: http://www.blogizazilli.com/index.php/saude-e-bem-estar/criancas-tem-potencial-para-rosto-atrativo-e-harmonioso#sthash.1JRJp8DX.dpuf


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: