Posted by: kohlerortofacial | August 27, 2013

Boca não foi feita para respirar: veja as consequências

ImageProxy.mvcBoca não foi feita para respirar: veja as consequências

A respiração bucal prejudica o crescimento e desenvolvimento corporal e – principalmente – facial de crianças, além de outras conseqüências à saúde geral. Se seu filho tem respirado desta forma – pela boca – procure por um especialista de sua confiança para verificar qual(is) a(s) causas.

Uma questão muito comum e que pode causar grandes prejuízos ao processo de crescimento e desenvolvimento de uma criança é a respiração bucal.

O professor Gerson I. Köhler explica que quando existe um obstáculo na região do nariz ou da faringe, o indíviduo se vê obrigado a respirar pela boca, caso contrário não conseguira efetuar a respiração. “As conseqüências – além do prejuízo para a saúde geral – se manifestam mais visivelmente no crescimento e desenvolvimento do rosto, entre as quais estão as alterações ortopédicas, que dizem respeito à forma dos ossos (principalmente maxila e mandíbula) e ortodônticas, relacionadas à posição dos dentes nas arcadas ósseas” complementa o especialista da área de Ortopedia Facial e Ortodontia Pediátrica.

As obstruções da via aérea superior em crianças, geralmente causadas pelo tamanho excessivo da adenóide de das amídalas (tonsilas) palatinas, também prejudicam a qualidade de sono, seja da criança, do adolescente e do adulto.

“A criança tem seu período de sono perturbado por ruídos (incluindo roncos) e até apnéias, que são sequências de interrupções breves da respiração. Em nível corporal o sono de má qualidade pode causar defasagem – atraso – do crescimento pondero-estatural, referentes, respectivamente, à altura e peso da criança em relação à sua idade cronológica, observam os especialistas da Köhler Ortofacial . Complementam, ainda, que as alterações de peso e altura acontecem pelo fato de a combinação de noites mal dormidas, roncos, apnéias e respiração bucal influenciam negativamente na liberação noturna do hormônio do crescimento. “Além de fazer com que a qualidade de vida da criança durante o dia seja substancialmente prejudicada, com a presença de sonolência, cansaço, falta de atenção e déficit de aprendizado na escola” .

Estudos médicos realizados em centros especializados no crescimento infantil revelam que as crianças que respiram pela boca costumam ter cerca de 30% a menos de rendimento físico, além das alterações que comprometem a beleza estética, a expressividade e a funcionalidade do rosto. “As conseqüências mais visíveis ficam presentes no rosto, com alteração das arcadas dentárias, palato (céu-da-boca) aprofundado e estreito, modificação da postura da língua dentro da boca, lábios entreabertos, flacidez da musculatura bucal e orofaríngea, face com aspecto desarmônico e fala prejudicada como um efeito final” afirma o professor Gerson I. Köhler, docente de pós-graduação convidado da Universidade Federal do Paraná desde 1988.

Juarez Köhler, especialista membro da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (filiada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontists – USA) e associado da Köhler Ortofacial comenta que estas crianças – as que respiram pela boca – terão preferência por alimentos pastosos ou líquidos, a cabeça estará quase sempre posicionada para a frente e os ombros caídos, numa posição postural de cifose. “Na maioria das vezes os pais – se não alertados – podem não ter noção de todas as conseqüências negativas que a respiração bucal (também chamada ‘de suplência’) pode trazer a seus filhos. Estas alterações acontecem na infância, mas – se não tratadas tempestivamente – perduram pelo resto da vida, razão para que seja providenciada a intervenção terapêutica – geralmente interdisciplinar/multiprofissional (médica, ortodôntica e fonoaudiológica) – adequada no tempo certo, alerta o especialista.

Fora as características faciais alteradas, tais como rosto mais alongado, inexpressivo (com fisionomia triste) e a boca deformada pelo crescimento incorreto dos ossos maxila e mandíbula, existem questões relativas ao ar inspirado pela boca, que não será filtrado, nem aquecido e umidificado como quando sua entrada é feita pelo nariz. E isto pode ser potencialmente prejudicial para a saúde geral da criança.

A respiração incorreta – feita pela boca – compromente, inclusive o processo educacional na infância. A criança tenderá a ficar cansada em suas atividades físicas e brincadeiras. Na fase de alfabetização, reforçam os especialistas da Köhler Ortofacial, a criança poderá sofrer com a dificuldade em manter a atenção, o que, por sua vez, poderá torná-la uma criança mais agitada e até mesmo mais agressiva para com seus colegas de escola.

Portanto, você mãe de pequenos, fique alerta para a respiração de seu filho. Se ele dorme de boca aberta, ronca, baba durante o sono e costuma ter pesadelos freqüentes, acende-se o sinal de alerta para a procura de um especialista de confiança para tratar o que esteja acontecendo. Outros indícios de que a respiração está sendo feita de forma inadequada podem ser percebidos pela observação de sono agitado, sonolência ou agitação diurna, olheiras e diminuição de olfato e paladar, além, claro das dificuldades de aprendizagem. Isto se soma – finalizam os especialistas da Köhler Ortofacial – à observação de que a oclusão dentária começa – pelo alteração do crescimento de maxila e mandíbula – a ficar alterada, mostrando um problema não só ortopédico mas também ortodôntico.

Fontes:

– Juarez F. W. Köhler e Gerson I. Köhler são membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontists – USA e também da Associação Brasileira de Sono.

– Associations between sleep-disorderes breathing symptoms and facial and dental morphometry, assessed with screening examinations. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, 2011, Dec.

– Pediatric obstructive sleep apnea and the critical role of oral-facial growth evidences. Frontiers in Neurology, 2013, Jan

Créditos: Divulgação
New- See more at: http://www.blogizazilli.com/?p=62936#sthash.0FbaJZ9F.dpuf

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: