Posted by: kohlerortofacial | August 15, 2013

Verão à vista: reaprender a mastigar ajuda a diminuir o peso

ImageProxy.mvcComo a mastigação correta (reaprendida) pode ajudar a perder peso‏

Nesta época do ano, quando a proximidade do verão começa a se avizinhar, há uma busca acentuada por tratamentos para perda de peso. É natural que isto aconteça e a medicina – em geral – está cada vez mais avançada nesta área de saúde e de beleza humana.

O artigo de hoje é dedicado àqueles(as) que precisam perder peso para manter sua saúde e seu aspecto corporal saudáveis e harmoniosos. O curioso, afirma o professor Gerson I. Köhler, é que – via de regra geral – ninguém lembra que a boca e sua importante função de mastigação dos alimentos devem – e precisam – ser levadas em consideração. Você já deve ouvido, muitas vezes, o ditado popular que diz que ‘a saúde começa pela boca’. Pois bem, ter peso normal, que também é uma questão de saúde, não foge à regra, começa também pela boca e – é importante entender isto – pelo correto mastigar.

‘Mastigar corretamente’ parece ser algo tão fora de moda. A velocidade com que a vida se apresenta a todos nesta época de modernidade parece fazer as pessoas esquecerem de que o mastigar corretamente (e isto pode exigir treinamento ou retreinamento) precisa ser incorporado ao cotidiano da vida. Há experiências na área de saúde que comprovam que a correta mastigação – e o tempo gasto para isto – está diretamente relacionada ao mecanismo de saciedade, disparado pelo cérebro e que faz você sentir-se satisfeito após uma refeição.

É preciso ter em mente, informa Juarez Köhler, especialista associado da Köhler Interdisciplinar/Ortodontia e Ortopedia Facial, que o processo de emagrecimento começa já a partir da mastigação e – se feito da maneira correta – pode ajudar, e muito, na regulação e manutenção do peso corporal adequado.

Gerson I. Köhler, membro especialista da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, internacionalmente filiada a WFO – World Federation of Orthodontists, USA – complementa o raciocínio informando que, tão importante quanto cuidar com ‘o que se come’ (que é prescrito pela medicina voltada ao emagrecimento) é ter especial atenção também para o ‘como se come’, que, traduzido em outras palavras, significa ‘mastigar corretamente o alimento ingerido’.

Perder peso nunca foi fácil e nunca será, pois é preciso esforço e persistência. As regras, no entanto, são simples, afirmam os especialistas da Köhler Interdisciplinar, que atuam também no retreinamento da mastigação, um procedimento adotado inclusive pelos mais renomados SPAs do mundo. A questão é que as pessoas, hoje em dia, não têm a paciência necessária e acabam desistindo antes dos resultados benéficos aparecerem.

Quanto à correta mastigação – quando interpretada fazendo-se a conexão com o mecanismo de saciedade – vale lembrar que a boca é a entrada dos alimentos para nossa vida e é nela que o processo de digestão tem início.

O ideal, informa Juarez Köhler, é que o alimento seja mastigado por volta de 20 a 30 vezes, de acordo, claro, com a textura e resistência do que está sendo ingerido. A mastigação provoca o envio de estímulos ao cérebro para que o centro de saciedade se manifeste e avise ao organismo o momento certo de encerrar a refeição. “A mastigação lenta permite ao organismo sentir-se saciado com menos quantidade alimento. Quanto menos se come, menos caloria são absorvidas e consequentemente ocorre o processo de emagrecimento progressivo, tão procurado por todos aqueles que estão com seu peso além do normal”.

Ao comer muito rápido e mastigar pouco, o ponto de satisfação se dará de modo errado, sobrecarregando o estômago, além do que a comida não estará bem triturada, dificultando a própria digestão.

Deve ficar bem claro, no entanto, que o tratamento de ‘retreinamento da correta mastigação’ normalmente é efetuado em contexto interdisciplinar (multiprofissional) com o paciente seguindo também as orientações médicas da área nutrológica.

A questão pela qual a Odontologia pode ajudar em regimes de emagrecimento (retreinando a mastigação) se faz presente pelo fato de tudo começar pela boca, pela ação dos dentes no processo mastigatório. E para isto – se necessário for – existe até um pequeno dispositivo intrabucal (criado nos EUA e aprovado pela FDA – Food and Drug Association) que ajuda neste retreinamento da função mastigatória. Sua utilização não só reduz cada bocado de comida, como também quase que obriga a que seja mastigado o número suficiente de vezes para ser engolido. Estudos e pesquisas científicas divulgados por institutos e universidades americanas revelam que o aparelho pode chegar a reduzir em cerca de 20 a 25% a ingestão de alimentos, o que pode significar muitas calorias a menos por refeição.

Explicam os especialistas que o dispositivo que ajuda a reeducar a correta mastigação é conhecido nos Estados Unidos como DDS System. Ele é confeccionado, de forma personalizada, após rigoroso exame da região dentofacial e da boca em si, em resina acrílica e deve ser utilizado na boca durante cada refeição, colocando-o cerca de 15 minutos antes de iniciar a mastigação. “Como o espaço da boca diminui sob influência da presença do dispositivo intrabucal, a pessoa terá menos quantidade de comida por bocado e será quase que obrigada a mastigar de 20 a 30 vezes para poder engolir”.

Aliado ao processo de emagrecimento – normalmente em contexto médico interdisciplinar – o dispositivo intrabucal é indicado para pacientes que comem muito rápido e tem sobrepeso, ou seja, IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 25. Não é recomendado para crianças e nem para pessoas portadoras de distúrbios alimentares, tais como bulimia e anorexia, informa Juarez Köhler.

Este dispositivo intrabucal pode auxiliar também para reeducar a mastigação de pacientes que precisem reduzir a ingestão da quantidade de alimento após procedimentos cirúrgicos voltados à redução de peso. Isto, no entanto, será levado a efeito, somente dentro de um protocolo clínico supervisionado pela medicina bariátrica.

A disciplina para poder utilizar o dispositivo intrabucal que vai ajudar no retreinamento mastigatório é fundamental e permanece como peça importante dentro do processo da busca por redução de peso. “É preciso que o paciente esteja firmemente decidido a mudar hábitos e seguir – ao mesmo tempo – as recomendações alimentares da área médica nutrológica/endocrinológica e o correto uso do dispositivo que vai ajudá-lo no processo de perda de peso como um todo” informa Gerson I. Köhler. O especialista finaliza informando que o dispositivo intrabucal é ótimo para fazer com que a correta mastigação não seja negligenciada. Parece ser algo tão simples – mastigar corretamente – e no entanto é tão negligenciado nos dias atuais, parece que ninguém dá mais atenção a esta importante função da boca.

Se você se enquadra entre aqueles que buscam por um controle de peso corporal e já está sob orientação médica especializada, saiba que agora você tem à sua disposição algo – na área odontológica – que vai ajudá-lo a buscar o peso correto. Então, não tenha inveja das pessoas magras, procure ser uma delas. Busque por um especialista de sua confiança e comece um programa de retreinamento mastigatório hoje mesmo. Seu corpo, sua saúde, seu bem-estar, sua qualidade de vida e sua auto-imagem vão agradecer por isto.

Fontes:

– Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler são especialistas membros da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada internacionalmente à WFO – World Federation of Orthodontists, USA

– Normalizing eating behavior reduces body weight and improves gastrointestinal hormonal secretion in obese adolescents. J Clin Endocrinol Metab. 2012 Feb

– Treatment of childhood obesity by retraining eating behaviour: randomised controlled trial.

BMJ-British Medical Journal. 2009, Jan

Does prolonged chewing reduce food intake? Fletcherism revisited. Appetite, 2011, Aug.

Functional Food Centre, School of Life Sciences, Oxford Brookes University, Gipsy Lane, Headington, Oxford, UK

Créditos: Divulgação
New- See more at: http://www.blogizazilli.com/index.php/saude-e-bem-estar/como-6#sthash.Tx1aXbUB.dpuf


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: