Posted by: kohlerortofacial | August 5, 2013

Cuidar do sorriso é – também – fator anti-envelhecimento facial

image001O sorriso é considerado a mais complexa e sofisticada das expressões faciais. Ele se forma a partir da ação sinérgica dos músculos da expressão facial. Um sorriso atrativo – que influi no aspecto de beleza e juventude facial – envolve um harmonioso relacionamento entre os dentes anteriores, a forma da gengiva e dos lábios. Com a evolução das imagens digitais – principalmente os estudos contemporâneos do sorriso a partir videografia digital – é possível mostrar não só a espontaneidade do sorriso como também também avaliar os fatores sobre os quais ele se expressa em sua melhor e mais harmoniosa forma e aparência.

Os especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler tecem considerações sobre a importância do sorriso (leia-se também correta oclusão dentária) sobre a conservação do aspecto jovem e sadio do rosto como um todo.

Você já pensou na importância da boca ou melhor, da região dentofacial, sobre a composição do rosto? Esta região representa – em volume facial – muito mais do que um terço do rosto como um todo e – se não for bem cuidada, em termos de organização posicional dos dentes – interfere seriamente sobre a harmonia, beleza – e aspecto sadio e jovem – do rosto.

Em artigo recente (abril de 2013), numa das mais prestigiosas publicações científicas da área odontologica – International Journal of Oral Science – , são analisadas as diversas variáveis que fazem parte da dinâmica de um sorriso em sua melhor expressão, tanto anatômica, quanto funcional e – principalmente – quanto à estética e à harmonia que ele proporciona à composição do rosto como um todo.

No entender de Gerson I. Köhler – especialista membro da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (filiada internacionalmente à World Federation of Orthodontists – WFO – USA – novas alternativas terapêuticas tem surgido em relação ao tratamento não apenas do sorriso em si, mas principalmente dele avaliado no contexto em que ele realmente faz sentido para o aspecto jovial do rosto, que é o da harmonia e da beleza. Este fato coloca a odontologia em contexto de uma área de atuação que faz parte das terapêuticas – associadas – prescritas pela medicina estética. A odontologia se soma ao contexto de – também – poder proporcionar melhor harmonia, beleza, expressividade e aspecto rejuvenescido ao rosto.

Segundo o especialista, que é docente convidado de pós-graduação da UFPR desde 1988 – o rosto humano é composto, sobre o arcabouço ósseo e dentário – de mais de 50 músculos diferentes, dispostos como que em camadas, interligando a região da calota craniana com a região facial. Estes músculos podem – durante a atividade do rosto, nas quais a movimentação da boca está sempre presente – atuarem isoladamente ou em combinação entre eles, gerando o aspecto das inúmeras expressões faciais que o rosto pode apresentar. E esta orquestração da movimentação muscular da face deve ser sempre corretamente mantida em conjunto com a mais perfeita normalização dentofacial, isto é, a boca e seus conteúdos.

Isto considerado, pondera o especialista Juarez Köhler – associado da equipe clínica interdisciplinar Köhler – existe um quase que constante exercitamento natural da musculatura facial comandada pela boca e seus anexos (a região dentofacial). Este exercitamento ocorre da maneira mais perfeita e harmoniosa de acordo com a melhor perfeição que exista a partir da oclusão dentária (o encaixe dos dentes superiores com os inferiores). Este encaixe nem sempre costuma estar em sua melhor forma, necessitando, em muitos casos, de normalização morfológica e funcional, que está na área de atuação tanto da Ortodontia quanto da Ortopedia Facial, como também de outras especialidades odontológicas.

O professor Gerson I. Köhler acrescenta que – compreendida esta dinâmica entre as partes duras (ossos e dentes) e as partes moles (musculatura facial) – criam-se possibilidades de atuar, normalmente em contexto com a medicina da estética facial, novas possibilidades para potencializar a busca do aspecto mais rejuvenescido do rosto.

De acordo com os especialistas da Köhler Interdisciplinar, fica fácil entender que tratar a região dentofacial não se restringe apenas e tão somente a melhor posicionar dentes, mas sim, a compatibilizar as inúmeras funções da boca em sua dinâmica e interação com a ação da musculatura facial, que, exercitada corretamente, cria – no rosto – as melhores condições de harmonia e beleza que, em termos de expressividade, trazem um aspecto mais saudável e rejuvenescido à face como um todo

Se você se interessou por estas novidades, procure um especialista de sua confiança. Ele poderá fazer muito por você e ajudá-lo(a) a buscar o aspecto mais rejuvenescido que você procura, tanto em termos de sorriso quanto em termos de rosto em sua integralidade. Seu bem-estar e sua qualidade de vida agradecerão – e muito – por isto. Agende consulta logo, não deixe a ação do tempo – e também da morfologia inadequada da região dentofacial – trabalharem contra o aspecto rejuvenescido e saudável pelo qual você busca.

Fontes:

– Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler, membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada internacionalmente à World Federation of Orthodontics – WFO – USA

– Analysis of dynamic smile and upper lip curvature. International Journal of Oral Science, 2013, april

– Make a Good First Impression With a Healthy Smile, 2013, june

Créditos: Divulgação

7- See more at: http://www.blogizazilli.com/index.php/medicina/cuidar#sthash.VtgcnZBo.dpuf


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: