Posted by: kohlerortofacial | July 19, 2013

Tonificando músculos faciais para rejuvenescer o rosto‏.

image001Quando se chega à idade de 35 anos – em média – os músculos e a pele do rosto já se encontram em seu período de progressivo envelhecimento. Isto gera repercussões sobre o aspecto facial e a pessoa começa a sentir-se desconfortável com este fato.

Segundo Gerson I. Köhler – docente convidado da pós-graduação (Ortodontia e Ortopedia Facial) da Universidade Federal do Paraná desde 1988 – o processo de envelhecimento facial se instala de forma lenta, mas progressiva. As linhas de contorno do rosto começam a perder o aspecto jovem, as bochechas ficam flácidas, as rugas começam a se instalar e a expressividade jovial começa – lentamente – a desaparecer do rosto.

Juarez Köhler, especialista associado da Köhler Interdisciplinar, lembra que – por volta desta idade – quando a pessoa (principalmente a mulher) se olha no espelho verifica que a pele do rosto já não tem o mesmo brilho juvenil e que os músculos faciais já não tem a mesma tonicidade que tinham antes. Claro que existe todo um suporte da moderna medicina estética para mudar isto. Mas, na essência, é preciso exercitar os músculos do rosto para que a reversão do aspecto de progressivo envelhecimento possa ser realmente revertido de modo eficaz e mais duradouto e não apenas por um curto espaço de tempo.

Ao mesmo tempo, acrescenta Gerson I. Köhler, quando a pessoa compara seu rosto atual com fotos de sua juventude, percebe com clareza que seu rosto está perdendo não apenas o aspecto jovial, mas também começa a perder beleza e harmonia.

Mas, acrescentam os dois especialistas – que são membros especialistas da ABOR –Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada internacionalmente à World Federation of Orthodontists –WFO –USA – conseguir novamente a firmeza e tonicidade correta dos músculos faciais não é um sonho. Isto pode ser alcançado tanto por exercícios (a Fonoaudiologia tem uma especialidade dedicada a isto, a terapia dos distúrbios oromiofuncionais) quanto por aparelhos intrabucais que geram uma ginástica, ativa e passiva que revigoram a musculatura do rosto e fazem reaparecer o aspecto rejuvenescido e harmônico tão procurado por todos. Dentro deste importante assunto do aspecto facial renovado existem os aparelhos denominados de Oralift (e também o Myolift) desenvolvido na Inglaterra e já utilizados mundialmente, principalmente na Europa e especialmente na Itália, pela médica odontoiatra Daniela Soave, de Florença.

São novos conceitos para adequar não somente a morfologia do rosto (principalmente da região dentofacial) mas também a funcionalidade que é comandada pelos músculos, exatamente aqueles que – se não cuidados – geram o aspecto progressivamente envelhecido do rosto. Esta novidade terapêutica já pode ser prescrita no Brasil, informa Juarez Köhler, que efetuou curso de atualização diretamente em Londres, com o criador da nova técnica de recuperação do tônus muscular, do aspecto e da expressividade do rosto.

O professor Gerson I. Köhler explica que esta nova conduta terapêutica – principalmente quando aliada aos tratamentos normalizadores/corretivos ortodônticos ou a procedimentos da medicina estética facial – tem a capacidade de atuar não apenas superficialmente, mas sim na profundidade da musculatura facial, influindo sobre praticamente todos os músculos que compoem não somente o rosto mas também a boca, principalmente no que diz respeito à tonificação dos lábios e bochechas, com reflexos benéficos que podem ser visíveis até sobre o pescoço. Esta nova conduta terapêutica tem a capacidade de alcançar – muitas vezes junto com exercícios da área mioterápica funcional (da Fonoaudiologia) – uma efetiva tonificação muscular e um balanceamento que influi diretamente na harmonia da face, gerando um padrão de aspecto rejuvenescido, sem a necessidade da utilização de cirurgias plásticas e/ou maxilofaciais.

Segundo o especialista Juarez Köhler – cuja formação nesta área foi efetuada em Londres, com Dr. Nick Mohindra, criador do sistema Oralift – os músculos faciais são constantemente expostos a estímulos biomecânicos que estimulam a produção de colágeno, a proteina essencial para a formação da pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Ao envelhecer, acrescenta o especialista, os músculos vão gradativamente se atrofiando e a produção de colágeno começa a ser bloqueada.

A moderna terapêutica denoninada de Oralift ou Myolift – um novo tratamento dentro da ampla gama de terapêuticas antienvelhecimento do rosto já existentes na área de medicina estética – tem a capacidade de recuperar o tônus facial, Ele gera uma distensão controlada dos músculos faciais e mastigatórios e a produção de colágeno tende a voltar ao normal, promovendo um aspecto de rejuvenescimento natural do rosto.

O especialista e professor Gerson I. Köhler complementa, a respeito do assunto, que esta técnica – objeto de publicação na prestigiosa e mundialmente reconhecida revista científica British Dental Journal – tem toda uma fundamentação científica sobre o que realmente ocorre com a musculatura e a pele do rosto após a utilização do Oralift. O aparelho ajuda a reposicionar o rosto na dimensão vertical original (sim, o rosto, com o tempo vai perdendo dimensão vertical e isto está diretamente ligado ao que acontece na boca), tonificando as fibras musculares faciais através de uma indução, tanto ativa quanto passiva, que faz a musculatura do rosto se movimentar.

Finalizam os especialistas da Köhler Interdisciplinar informando que o Dr. Nick Mohindra – criador do sistema Oralift – ministra cursos de capacitação nesta nova área do melhoramento do aspecto facial para odontologistas e médicos, em Londres, capacitando-os a utilizarem a nova metodologia de recuperação do aspecto facial mais jovial e harmonioso.

Importante informar que a chamada sarcopenia é explicada como sendo a perda progressiva de massa muscular que ocorre com o envelhecimento e está diretamente associada à redução da força e potência muscular. E os músculos do rosto não são exceção a isto.

Esta terapêutica pode ser utilizada de maneira exclusiva ou de forma integrada com outros procedimentos relativos à medicina estética. É um dispositivo personalizado para cada paciente e sua utilização é intrabucal. Ela foi um dos temas apresentados pelo seu criador durante o Anti Ageing London Conference em 2012.

Se o assunto chamou a sua atenção, não deixe de consultar um especialista que esteja a par desta novidade na área da estética facial e dentofacial. Sua auto-estima e sua auto-imagem agradecerão por isto. Afinal, cuidar do aspecto corporal e facial é algo que todos devem ter como preocupação, pois faz parte do bem-estar e da qualidade de vida.

Fontes:

– Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler são membros especialistas da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada internacionalmente a World Federation of Orthodontists – WFO – USA – E-mail –kohler010@gmail.com

Blog – kohlerortofacial.wordpress.com


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: