Posted by: kohlerortofacial | June 4, 2013

A forma de respirar pode influenciar danosamente o crescimento do rosto infantil

ImageProxy.mvcAs especialidades de Ortopedia Facial e Ortodontia Pediátrica sabem – longa data – que a presença de adenoide (uma massa esponjosa ao fundo das narinas) obstrui a respiração pelo nariz e leva a criança – que agora passa a respirar pela boca – a ter uma progressiva deformidade no crescimento e desenvolvimento de seu rosto.

Em termos médicos gerais este efeito é conhecido como “face adenoideana” e apresenta as seguintes características: arcadas ósseas dentárias estreitas (com projeção da superior para a frente); palato profundo e também estreitado; alongamento progressivo e inadequado do rosto; mandíbula com postura retrognática (para trás e para baixo) com possibilidade de apresentar “mordida aberta”, com falta de selamento (do encostar) dos lábios entre si além de um posicionamento inadequado (por falta de correto espaço) dentro da cavidade bucal.

Este crescimento incorreto dos ossos do rosto (principalmente da região que contém a boca, chamada de ‘dentofacial’) e todos os efeitos nocivos sobre a beleza, harmonia e funcionalidade do rosto infantil como um todo ocorre pela mudança postural – nestes casos – tanto da cabeça quanto da posição da língua e de todo o equilíbrio muscular do rosto.

Após efetuada – pelo médico otorrino – a adenoidectomia (a retirada cirúrgica da adenóide) todo este processo inadequado de crescimento pode ser revertido através de uma correta e bem conduzida terapêutica. É difícil que o processo de progressiva deformidade se reverta por si próprio quando já instalado.

Muitas das crianças inicialmente diagnosticadas como tendo a desarmoniosa “face adenoideana” também costumam ser diagnosticadas como portadoras de apnéias noturnas, por obstrução da via respiratória.

Estas crianças, tanto aquelas com alteração do crescimento facial pela presença da massa adenoideana (e suas múltiplas e nocivas consequências), quanto aquelas portadoras de apnéias noturnas tem – e isto é muito importante observar – uma alteração na secreção noturna do hormonio de crescimento (GH), que acaba alterando não só o crescimento facial como o do corpo como um todo.

Os médicos pediatras estão sempre atentos – além de ortopedistas faciais, ortodontistas pediátricos, otorrinopediatras entre outros voltados à saúde na infância – a estas questões de saúde que acometem, com muita frequência, as crianças.

Quando o tratamento – nestes casos interdisciplinar, geralmente médico/odontológico (Ortopedia Facial) – se inicia, tudo começa a mudar – para melhor – na vida da criança. Não é só o crescimento corporal e a harmonia e beleza facial que retornam (viabilizando um lindo sorriso), mas também a sua saúde geral.

Ocorre uma mudança que pode ser classificada como sendo importantíssima para o bem-estar e qualidade de vida da criança. Portanto, se seu filho(a) apresenta alguma ou algumas das causas aqui citadas – se necessário, volte ao início do artigo – procure recurso especializado o quanto antes. Sua criança seguramente vai agradecer muito a você se esta atitude for tomada em tempo certo e oportuno, pois seu rostinho, seu crescimento corporal, seu bem-estar e sua qualidade de vida – e seu sorriso – terão melhoras importantes e significativas.

Fontes:

Gerson I. Köhler e Juarez F. W. Köhler, especialistas membros da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada à World Federation of Orthodontists – WFO – USA – kohler010@gmail.com –kohlerortofacial.wordpress.com

The effect of mode of breathing on craniofacial growth – revisited. European Journal of Orthodontics, 2007, sept.<a


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: