Posted by: kohlerortofacial | May 2, 2013

Mastigar bem

image001Mastigar bem – uma questão cognitiva-comportamental – é o primeiro passo para começar a emagrecer

Artigo científico recente, publicado no renomado períodico Obesity, de janeiro de 2012, enfatiza que o dispositivo intrabucal pode ser utilizado como valioso e efetivo complemento à dieta alimentar (estabelecida sempre por médico nutrólogo, metabologista ou endocrinologista) nos programas terapêuticos de redução de peso. Sua eficácia está relacionada à modificação dos hábitos de mastigação e ajuda àqueles que desejam (ou precisam, por questões de saúde geral) perder peso.
image002
Recentemente, nos EUA, surgiu um tipo de dispositivo intrabucal (por lá denominado de DDS System) que promove uma modificação comportamental nas pessoas, quanto ao ato de ‘como alimentar-se’. Ele não trata ‘do que se vai comer – isto é com médicos nutrólogos’, mas sim do ‘como se vai comer’ observando a questão do tempo em que a córtex cerebral comanda a sensação de saciedade. Este aparelho, simples na sua essência, mas efetivo nos seus propósitos (podendo funcionar muito melhor ainda quando aliado a regimes de emagrecimento prescritos pela medicina que cuida do sobrepeso e da obesidade).

O dispositivo em questão, que já é inclusive prescrito aqui no Brasil, é portanto algo que atua na questão cognitiva-comportamental tão necessária para os pacientes que desejam perder peso. Estes dispositivo, que pode ser chamado de bariátrico (bariatria é a especialidade médica que cuida da redução de peso), quando corretamente utilizado por um paciente, força a pessoa que deseja emagrecer, a comer vagarosamente (obrigando-a a mastigar mais vezes e a colocar menos comida na boca a cada bocado). Este detalhe é importantíssimo para o controle do mecanismo da saciedade.

A resposta de saciedade (ao nos alimentarmos) é muito bem conhecida – há já longa data – na literatura científica da área médica nutricional. Basicamente, o mecanismo da saciedade (que regula a ingestão da quantidade de comida) costuma levar cerca de 20 minutos para que a comunicação entre o cérebro e o estomago – e vice-versa – aconteça de modo correto e você tenha a sensação de que esta satisfeito pelo fato de seu estomago já estar repleto de alimento. O artigo de lançamento do dispositivo intrabucal que auxilia nos regimes de emagrecimento informa que lá – nos EUA – as pessoas comem muito rápido (e aqui no Brasil não é diferente) e falham na correta administração desta ‘resposta de saciedade’, que deve nos informar o momento em que devemos parar de comer, sem com isto ficar infelizes ou insatisfeitos. Este fato foi certamente o que levou o povo americano a ter níveis de sobrepeso e obesidade nunca antes vistos nos EUA. Há uma verdadeira crise de obesidade, pois cerca de 60% da população está acima do peso saudável.

O chamado DDS System (que é o nome do aparelho que ajuda no reaprendizado do mastigar mais e a comer menos) atua, com um protocolo terapêutico na área de modificação comportamental das pessoas e faz um treinamento – forçado mas eficiente e sem deixar as pessoas infelizes por isto – no sentido de comer devagar, pausadamente, mastigando corretamente e deixando seu cérebro saber, no devido tempo (cerca de 20 minutos após o início da refeição) que o seu estômago já não precisa mais de comida. Este fato – e o dispositivo é muito eficaz nisto, pois, além de reduzir, de forma estudada, o volume interno da boca ele praticamente obriga a pessoa a mastigar muitas vezes mais antes de engolir cada bocado de comida – faz com que a pessoa que utiliza o dispositivo bariátrico intrabucal (um nome um tanto difícil para algo relativamente simples) ingira uma quantidade muito menor de alimento e por obvio de calorias a cada refeição. E os benefícios virão, com certeza, principalmente quando o paciente também esteja sob orientação médica nutricional.

O emagrecimento, desde que haja constância em ambos os tratamentos (o médico e o odontológico) poderá ocorrer com muito mais facilidade, rapidez e sem o sofrimento do ‘ter que comer menos’. Enfim, é a Odontologia, de quem a boca sempre foi responsabilidade, atuando – juntamente com a medicina do emagrecimento – para facilitar a redução gradativa de sobrepeso. O aparelho em si é confeccionado de forma personalizada para cada paciente (não é algo que se compre na farmácia e nem algo que seja padronizado). Ele tem que levar em consideração as características próprias da boca de cada pessoa. O odontologista que o prescreve observará detalhes próprios de cada pessoa na execução e prescrição do aparelho bariátrico que – através da reeducação da mastigação – pode promover a redução gradativa de peso. Após uma rigorosa e minuciosa avaliação inicial do paciente – que certamente já estará também sob orientação nutricional médica – o aparelho em questão ganhará seu formato, sendo de uso fácil e, importante dizer isto, somente nas horas de refeições. Mas, há necessidade de rigorosa disciplina para efetivamente usá-lo. Disciplina é sempre fundamental nos regimes de emagrecimento e perda de peso. No entanto – ser disciplinado em seu propósito – é também fundamental na proposta de ‘reeducação mastigatória’ que o dispositivo intrabucal promove, através da modificação de comportamentos com relação ao ato de alimentar-se, finaliza o Professor Gerson Köhler.

Fontes:

– Gerson I. Köhler e Juarez Köhler – Ortodontistas e Ortopedistas Faciais, membros da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, filiada à WFO – World Federation of Orthodontists – USA

– First Australian experiences with an oral volume restriction device to change eating behaviors and assist with weight loss. Obesity (Silver Spring), jan 2012

kohler010@gmail.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: