Posted by: kohlerortofacial | April 30, 2013

Moderna Ortodontia para adultos é fundamental para um sorriso saudável e bonito, aumentando a qualidade de vida.

ImageProxy.mvcPessoas adultas – ao contrário do que acontecia antes – são, atualmente, as que mais procuram por tratamento corretivo ortodôntico. A motivação é sempre ‘ter um sorriso bonito que ajude a ter um rosto harmonioso e rejuvenescido’.

Há cerca de pouco tempo – duas décadas mais ou menos – os adultos não costumavam procurar por tratamento ortodôntico (na verdade é um tratamento dentofacial, pois sua amplitude extrapola apenas o posicionamento correto dos dentes nas arcadas) para si, mas sim para seus filhos. Os pais costumavam cuidar – sim – para que seus filhos tivessem sorrisos saudáveis, com oclusão dentária (fechamento bucal) correta e harmoniosa. Temos, como ótima consequência disto, a geração de pessoas que está entre os 30 e 40 anos, todos praticamente com belos e saudáveis sorrisos, o que proporciona a esta faixa etária uma harmonia facial em sua melhor aparência.

Hoje em dia, este movimento em busca de tratamento corretivo ortodôntico sofreu uma grande mudança. Claro que as crianças e adolescentes continuam sendo cada vez mais – e melhor – tratados das anomalias dentofaciais de que são portadores. Mas, os pais da geração de pessoas que está entre 30 e 40 anos, estes já acima dos 60 anos, estão procurando – agora eles prórpios – por tratamentos corretivos e usando aparelhos, seja para corrigir o sorriso e a oclusão dentária, seja para permitir – àqueles que já tem algumas ausências de dentes nas arcadas – o correto posicionamento dos dentes remanescentes, para que o tratamento seguinte – normalmente implantes dentários osteointegráveis – possa ser efetuado da melhor forma possível, criando as melhores condições tanto estético-harmoniosas quanto funcionais e de saúde para a boca e o sistema estomatognático (este, abreviado pela sigla SE, é o contexto amplo da boca, que abrange desde as articulações temporomandibulares – mais conhecidas por ATMs – incluindo, claro, os dentes, mas também cuidando da boa função de toda a musculatura chamada mastigatória, que é responsável por boa parte do aspecto do rosto). Sem esquecer, por óbvio, do posicionamento e funcionalidade da língua no interior da cavidade bucal). É, também, esta musculatua do SE que – quando não está funcionando corretamente, geralmente por excesso e/ou falta de seu correto tensionamento – costuma gerar sensações desconfortantes, gerando, principalmente nos casos de tensionamento excessivo, as cefaléias tensionais (dores de cabeça no entorno da cabeça, resultantes, em grande maioria de vezes, do apertamento excessivo dos dentes).

Então, os adultos, quando procuram por tratamento corretivo ortodôntico, o fazem não só por questões de estética, mas sim – e principalmente – para devolver à boca a sua melhor função, tanto de sorrir, como de mastigar e deglutir os alimentos.

Claro que – nos adultos – com todas as questões reorganizadas pela moderna ortodontia (que já não é mais tão invasiva e nem desconfortante) voltam a ter, além da saúde estomatognática-facial, um aspecto de rosto rejuvenescido.

Os aparelhos utilizados para estes tratamentos de adultos são, por sua vez, cada vez menos interferentes e menos visíveis. Existem alguns tipos de aparelhos que sequer aparecem quanto o paciente adulto em tratamento sorri.

Isto considerado e, como a saúde – literalmente – ‘começa pela boca’, a mensagem que a especialidade de Ortodontia passa a todos os adultos, independentemente de sua idade é: há recursos para tornar seu sorriso mais saudável, efetivo e harmonioso. E, claro, o rosto agradece por tudo isto. Como a boca em si – em seu contexto estomatognático-facial – é responsável por mais de um terço do volume e aspecto facial, os efeitos rejuvenescidos de um novo sorriso se espalham por todo o contexto do rosto. A face fica com um aspecto mais jovem. Muitas vezes este aspecto remoçado – repaginado, na verdade – do rosto chega a aparentar cerca de 15 a 20 anos a menos na idade da pessoa.

Fora isto, é sempre importante frisar que, de nada podem adiantar os modernos recursos – sejam cirúrgico e ou estéticos – que existem atualmente nos tratamentos da plasticidade facial, sem que haja, no contexto do rosto, uma boca com um sorriso rejuvenescido também. Nestes casos uma coisa complementa a outra. Não existe um rosto ‘meio rejuvenescido’. Ou este processo é integral ou fica prejudicado.

Além de todas as questões abordadas acima – que já são mais do que suficientes – para fazer adultos procurarem por tratamento corretivo, existem ainda, tratamentos dentofaciais que são solicitados – em inúmeros casos – pela medicina do sono e mesmo pelos especialistas em otoneurologia para auxiliar no tratamento de sintomas que atualmente fazem parte da moderna Odontologia. São eles chamados distúrbios obstrutivos do sono (roncos e apnéias) e também os sintomas acúfenos (zumbidos, tonturas, sensações de ‘ouvido tampado’ e mesmo otalgias -(na verdade uma espécie de’ pseudo dor de ouvido’), pois sua causa (que pode ser multifatorial, muitas causam atuando a um só tempo na geração de sintomas), nestes casos, não está dentro do ouvido e sim nas proximidades, onde se encaixam as articulações temporomandibulares, sempre mais conhecidas pela sua sigla, as ATMs.

Por todas estas questões, a Ortodontia é, na atualidade, uma das especialidades odontológicas mais procuradas por adultos que desejam ter não somente um sorriso bonito – num rosto rejuvenescido – com também muita saúde no ambiente bucal.

Portanto, se você, caro leitor/a já ultrapassou os 50 anos – ou talvez já esteja mesmo além dos 60, ou quem sabe, chegando aos 70 – não espere mais. Faça uma avaliação ortodôntica. Você vai surpreender-se com as inúmeras novidades – praticamente sem desconforto e mesmo quase ‘sem aparecer’ – que podem lhe trazer harmonia e beleza não só do sorriso, mas do rosto como um todo.

Procure por um especialista que atue nesta área de ortodontia da ‘terceira e melhor idade’ e surpreenda-se.

Você, seguramente, vai se perguntar por que não fez isto antes. Sua saúde, seu bem-estar e sua qualidade de vida vão aplaudir esta tomada de decisão.

Kohler010@gmail.com

Kohlerortofacial.wordpress.com

Fontes:

– Juarez Köhler – Gerson I. Köhler – Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial, membros da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, ligada à WFO – World Federation of Orthodontists – USA
– Orthodontic Treatment and the Oral-Related Quality of Life – Pub Med Central Canada, 2012
– Prosthetic considerations for orthodontic implant-site development in the adult patient – Journal of Oral Maxillofacial Surgery, 2009


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: