Posted by: kohlerortofacial | April 9, 2013

BOCA SECA – XEROSTOMIA – MINIMIZE ESTE DESCONFORTO EM SUA VIDA

image001Boca Seca, xerostomia ou redução de fluxo salivar – seja como nos a chamemos – cria efeitos nocivos e desagradáveis às pessoas – geralmente aquelas já na 3ª. idade, acima dos 60 anos – que convivem com esta situação.

A saliva tem um papel fundamental na preservação da saúde não só da boca, como também – e principalmente – da orofaringe (garganta) e de várias funções orgânicas, tais como mastigar e deglutir os alimentos.

A xerostomia – estado crônico de boca seca – resulta da diminuição da produção de saliva, sendo uma condição muito comum em pessoas com mais idade, normalmente aquelas que já passaram dos 60 anos. Esta situação altera o bem-estar e a qualidade de vida, pois causa inúmeras alterações na saúde, seja localmente (boca e orofaringe), seja sistemicamente (no corpo em geral).

A presença da xerostomia (boca seca) pode ter inúmeras causas e uma delas – muito frequente em pessoas já na 3ª. idade – costuma ocorrer em função de efeitos colaterais de medicamentos de uso contínuo, normalmente polimedicamentos (ou também chamado de ‘polifarmácia’, que seria a tomada diária de vários medicamentos), cada vez mais comum para a preservação da boa saúde de quem já chegou, já passou ou está chegado, na marca dos 60 anos.

Determinadas doenças – tais como diabetes e síndrome de Sjögren (uma doença autoimune que destrói as glândulas que produzem lágrimas e saliva) – também podem estar relacionadas à condição de ‘boca seca’.

Mas, não é preciso ficar desalentado com esta situação. Existem tratamentos – tanto tópicos (locais) quando sistêmicos – que podem normalizar e minimizar a desconfortável sensação causada pela xerostomia.

Os recentes estudos científicos a respeito da xerostomia nos mostram que – falando nos efeitos dos polimedicamentos ou ‘polifarmácia’ – mais de 400 medicamentos (para variadas situações) – podem ser os responsáveis por causar redução da produção de saliva na boca. No entanto, os medicamentos (‘polifarmácia’) são indispensáveis para a manutenção da saúde geral. Então, o que fazer? Calma, existem formas terapêuticas de administrar a xerostomia e mesmo a chamada ‘síndrome da ardência bucal’.

Portanto, se você leitor – ou alguém de sua família – encontra-se nesta situação desconfortável de ser portador de xerostomia (boca seca), não deixe de procurar, quanto antes possível, por recursos terapêuticos. Eles existem, proporcionados por tratamentos tanto odontológicos quanto médicos, e podem controlar, minimizar e aliviar esta desagradável situação que está perturbando seu bem-estar e sua qualidade de vida.

Fontes:

– Gerson I. Köhler – Juarez F. W. Köhler – Ortopedia Facial/Ortodontia

kohlerortofacial.com.br – kohlerortofacial.wordpress.com – kohler010@gmail.com

– Dry Mouth and Its Effects on the Oral Health of Elderly People – The Journal of the American Dental Association – JADA/USA


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: