Posted by: kohlerortofacial | January 25, 2013

Blog pergunta: A respiração pela boca pode causar sonolência, dores de cabeça, baixo desempenho escolar, etc. Por que isto ocorre.

duvidas4Dr. Gerson responde:O nariz é o caminho correto para a respiração normal e necessária para uma correta oxigenação do sangue (que nutre nosso cérebro e todo o nosso corpo). Ele – o nariz – funciona como um condicionador do ar inspirado (filtra, aquece, umidifica e pressuriza o ar que vai para os pulmões). Se este processo não ocorre – se o nariz não funciona por questões obstrutivas – o ar não chega de forma condicionada aos pulmões (onde é feita a oxigenação do sangue arterial). Esta forma de o ar chegar aos pulmões em sua melhor forma (já condicionado pela sua inspiração pelo nariz) é que faz toda a diferença entre uma boa saúde e as doenças e repercusssões dela na vida cotidiana.

Além disto, respirar pela boca (a qual não prepara o ar para ser inspirado) começa a ter severas influências danosas à saúde dos tecidos bucais, principalmente gengivas e dentes que ficam mais suscetíveis a processos inflamatórios e mesmo infecciosos (o caso da cárie, que é um processo infeccioso destrutivo).
A decorrência da respiração bucal faz com que a criança – já quando adulto –  passe a ter não somente roncos e apneia obstrutiva mas também um apertamento de dentes (tecnicamente dito ARMM (apertamentos repetitivos da musculatura mastigatória) que ocorrem sempre em conjunto com os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono. Há uma explicação científica para isto, mas, neste momento – e neste espaço – fica difícil explicitar em seus mínimos detalhes.
Distúrbios do sono – nestas pessoas – resultam em um dia seguinte com sonolência e cefaléias (dores de cabeça) tensionais, que se irradiam a partir das têmporas (os músculos temporais tensos pelos apertamentos dentários noturnos). Estas pessoas acordam já com dores de cabeça e desconfortos faciais.
As crianças respiradoras bucais ficam com suas condições de memória e de concentração alteradas, tendo, por certo, baixo rendimento escolar.  Tudo isto está relacionado aos prováveis níveis de má-oxigenação sanguínea presentes nas pessoas respiradoras bucais (pelos motivos já explicados, falta de condicionamento do ar que deve chegar aos pulmões).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: