Posted by: kohlerortofacial | December 14, 2012

Como ocorre o desenvolvimento da musculatura facial?

downloadO desenvolvimento da musculatura facial ocorre através de sua própria ação (músculos em movimento) sendo que esta ação muscular está intimamente ligado ao padrão respiratório da criança. Para que os músculos da face tenham um desenvolvimento normal (com tonicidade correta) é preciso que a criança respire pelo nariz. Se respirar pela boca (por impedimentos nasais que podem ser: rinite alérgica, adenoide hipertrófica (agrandada) ou amigdalas palatinas também hipertrofiadas (aumentadas de tamanho), então haverá uma diminuição do tônus muscular, principalmente da musculatura mastigatória, gerando músculos fracos. Estes músculos fracos em sua tonicidade (seu tônus) farão, por sua vez, uma ação fraca sobre os ossos do rosto, que crescerão mal direcionados. O famoso ‘dentucinho’ é um exemplo típico disto. A desconpensação entre a ação da língua (que é tb. um poderoso músculo) e a musculatura dos lábios e bochechas faz com que a arcada superior fique estreitada e projetada para a frente. Os dentes, se considerarmos que são como  ‘sementes plantadas em um canteiro), eruptarão apenas como lhes for permitido pelo formato da arcada óssea. Pronto, está em formação progressiva uma questão não somente ortodôntica, mas essensialmente ortopédica (os ossos do rosto crescendo inadequadamente). Isto deve ser tratado em tenra idade, aconselhando-se fazer uma consulta para avaliação – junto ao ortopedista facial ou ortodontista pediátrico – já na idade pré-escolar ou quando a anomalia dentofacial (o defeito em si) já for visível, perceptível.

A precocidade de diagnose e intervenção terapêutica permite redirecionar o crescimetno dos ossos da face, principalmente da maxila e mandíbula que contém, respectivamente, a dentição superior e a inferior. A ossatura de uma face infantil tem uma flexibilidade muito grande e permite ter o seu crescimento redirecionado terapêuticamente  indo da condição ‘anormal’ para a normal.

Esta intervenção normalmente precisa da atuação conjunta de um otorrinopediatra que fará a restauração do correto padrão de respiração pelo nariz e não mais pela boca. A terapia mioterápica facial (da fonoaudiologia) também pode ser necessária para retreinar o padrão respiratório correto (pelo nariz) e a deglutição que, nestes casos, também se encontra inadequada.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: