Posted by: kohlerortofacial | September 10, 2012

Profissionais voluntários formam grupo de informação sobre zumbido

O encontro de setembro do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GIPZ Curitiba) irá abordar os tratamentos que podem ser indicados para quem sofre com zumbido. As reuniões são gratuitas, promovidas por profissionais voluntários e qualquer pessoa pode participar. A otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia C. Guimarães, coordenadora do GIPZ, está à disposição para falar mais sobre o zumbido e as reuniões do grupo.

Dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Uma ótima data para lembrar o esforço de pessoas que visam fazer a diferença na sociedade por meio do seu trabalho, da realização de atividades para diferentes públicos e pela doação do seu tempo. É o caso dos profissionais do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GIPZ Curitiba). Ao todo são seis profissionais que reservam uma sexta-feira por mês, de março a dezembro, para se encontrar com pessoas que tem zumbido no ouvido.

Durante as reuniões do GIPZ, os participantes aprendem mais sobre o zumbido, entendem as suas causas, fatores agravantes e possíveis tratamentos. A primeira hora do encontro é destinada a palestra proferida por um dos especialistas do grupo. A segunda hora é dedicada ao esclarecimento de dúvidas dos presentes e a troca de experiências entre os pacientes. “Não fazemos consultas e nem vemos os exames. Nosso objetivo é dar direcionamentos e esclarecimentos sobre o zumbido”, enfatiza a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia C. Guimarães, coordenadora do GIPZ.

O grupo também é formado por Gerson Köhler (ortodontista e ortopedista facial), Vivian Domit Pasqualin (fisioterapeuta especialista em dor crônica), Izabella de Macedo (fonoaudióloga especialista em audiologia) e Daniela Matheus (psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental). “Nós elaboramos um cronograma com diferentes assuntos. Cada mês é abordado um tema e um profissional ministra a palestra. Os participantes podem fazer as perguntas que quiserem, mesmo que não esteja relacionada com o assunto daquela reunião”, explica.

Mais informações sobre o próximo encontro podem ser obtidas através do fone 41 3225-1665.


Responses

  1. Olá, Geraldo. As reuniões do GIPZ acontecem sempre na primeira sexta-feira do mês, a partir das 14 horas, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR). A participação é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo fone (41) 3225-1665. É fundamental que você volte a fazer os exames e a investigar a causa do zumbido para que possa tratá-lo. No GIPZ, os profissionais são voluntários e o objetivo é compartilhar informações atualizadas sobre o zumbido, explicar suas causas e tratamentos e esclarecer dúvidas dos participantes. Quanto mais informações o paciente sabe sobre o zumbido, maiores são as chances de melhorar. Nós não analisamos exames e nem fazemos consultas nas reuniões, por isso é importante que você busque um especialista de sua confiança para dar continuidade a investigação. Obrigado pela sua visita no blog e quando vier a Curitiba, não deixe de ir ao GIPZ! Um abraço.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: