Posted by: kohlerortofacial | June 4, 2010

Pequenos hábitos podem ser prejudiciais para o crescimento da face

Comportamentos ligados aos atos de sucção e mastigação como: usar a chupeta ou a mamadeira por tempo demais, chupar o dedo, morder constantemente objetos, as bochechas e lábios, roer as unhas, o apertamento dos dentes durante o sono, com ou sem rangido, podem ser nocivos ao crescimento da face.

Porém, a postura corporal também pode ter influência, principalmente a posição inadequada da cabeça e do pescoço. Da mesma forma, o jeito de deitar na hora de dormir pode ser outro um problema.

O ortodontista, ortopedista-facial e professor convidado da Universidade Federal do Paraná, na área de pós-graduação Gerson Köhler, diz que existem ainda os chamados distúrbios miofuncionais, que costumam estar invariavelmente ligados à respiração feita pela boca, quando existem impedimentos da passagem do ar pelo nariz ou pela nasofaringe, região onde existe a adenóide, um tecido esponjoso que pode fechar a parte de trás das narinas.

“Este procedimento altera a posição da base da língua e da mandíbula. Com isso, a musculatura da face muda sua forma de trabalhar, e como tem ação de tração sobre os ossos, o rosto começa a ser moldado da maneira errada. Este quadro, muitas vezes, está ligado também às alergias nasais”, explica Köhler.

Aliás, as alergias – rinitosas – que interferem no mecanismo respiratório e estimulem a chamada respiração de suplência, feita pela boca, desequilibram a atuação dos músculos faciais, que desviarão o desenvolvimento ósseo maxilar a mandibular do padrão correto. Consequentemente, os dentes nascerão em posições desorganizadas.

Köhler afirma que o padrão e a qualidade corretos da respiração são a chave do desenvolvimento normal do rosto humano. “Em casos de alergia, o tratamento se dará em contexto interdisciplinar, desde que diagnosticado precocemente. A terapia pode envolver médicos otorrinolaringologistas, alergologistas, pediatras, fonoaudiólogos e odontopediatras, além do ortodontista e ortopedista facial”, finaliza.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: