Roer as unhas é um hábito muito comum na adolescência e pode ser o resultado ou o sintoma final de manifestações corporais advindas de algum tipo de mal-estar psíquico, como por exemplo, o estresse e a ansiedade.
Essa “mania” (na verdade um hábito repetitivo) é muito nociva a saúde dentofacial e, muitas vezes, já está presente desde a infância. Ela pode, inclusive, prejudicar os dentes, pois a força exercida para roer as unhas pode alterar o posicionamento de dente(s), gerando ou mesmo agravando uma anomalia dentofacial – um problema ortodôntico no linguajar popular – já pré-existente.
Segundo o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, esse ato, pela sua repetitividade, pode também, em pacientes que sejam suscetíveis, induzir a um fato muito preocupante como o processo de reabsorção dos ápices (pontas) das raízes dos dentes envolvidos.
“Resumindo, a onicofagia (roer unhas) é um hábito nocivo, gerado, via de regra geral, a partir de comportamentos ansiosos, tensos e nervosos. Fora do contexto puramente bucal, a onicofagia pode, ainda, gerar processos infecciosos nas pontas dos dedos, ao redor das unhas ‘roídas’”, conclui Köhler o também professor convidado da UFPR (Pós-Graduação), desde 1988.
Posted by: kohlerortofacial | May 24, 2010
Roer as unhas é prejudicial para a formação dos dentes
Advertisements
Posted in adolescentes | Tags: Roer as unhas
Categories
- adolescentes
- Alergia
- Amamentação
- Aparelhos bucais
- Apnéia
- ATMs
- beleza
- Bruxismo
- Cefaleia
- Charge
- Complexo facial
- Comunicação
- crianças
- Data especial
- Dicas
- Doenças
- Emagrecimento
- Estética
- Evento
- Fonoaudiologia
- Halitose
- Mandíbula
- mastigação
- Mioterapia Orofacial
- Mulher
- Obesidade
- Obstrução nasal
- Odontologia
- ortodontia
- ortopedia facial
- Prêmio
- queixo
- Rejuvenescimento facial
- Respiração
- Rinite
- Ronco
- Social
- sono
- Sucesso
- Tecnologia
- Uncategorized
- zumbido
Leave a Reply