Posted by: kohlerortofacial | January 21, 2010

Férias escolares também devem ser aproveitadas para acompanhamento da saúde das crianças

Os pais deve aproveitar as férias escolares para cuidar da saúde de seus filhos, fazer consultas de rotina e exames necessários. Portanto, essa é a melhor época para isto. Iniciar um tratamento de saúde no começo do problema facilita a cura, principalmente em crianças.
Um dos problemas que têm atingido muito as crianças é o bruxismo. Ele é causado por uma excessiva contração dos músculos da face, que possuem íntima relação com os dentes. O desgaste dentário e a presença de dor são consequências de uma contração muscular errada.
O bruxismo tem causas multifatorias que devem alertar os pais para problemas de saúde física e psícológica, muitas vezes, não notados. Os pais devem ficar atentos se a criança faz barulho com os dentes durante o sono, se reclama de dores na face e se apresenta os dentes com muito desgaste. Essas são as principais caractarísticas do bruxismo.
De acordo com o especialista em ortodontia e ortopedia facial Gerson Köhler, este problema pode ser ter causas variadas, como alergias respiratórias e hiperatividade. Mas o surgimento dessas enfermidades é ocasionado principalmente pela ansiedade e, na maioria dos casos, em crianças e adolescentes. As crianças muito ansiosas ou hiperativas são mais propensas a serem portadoras de dores de cabeça e ataques mais frequentes de cefaléias, provenientes do apertamentos dos dentes.
“Outra causa importante do bruxismo que deve deixar pais e educadores sempre alertas é a rinite alérgica. Crianças que sofrem desse problema estão mais propensas a ranger e apertar os dentes, principalmente no período da noite, enquanto dormem. O bruxismo é uma disfunção classificada como problema neuromuscular e deve ser rapidamente tratada”, alerta o especialista.
Além de dores de cabeça, essas crianças e adolescentes são portadoras, normalmente, também, de anomalias dentofaciais, ou seja, tem uma predisposição a apresentar os dentes e as arcadas dentárias em más posições. Dentre os efeitos dessas anomalias podem resultar dores musculares no rosto e nas têmporas, disfunção nas articulações craniomandibulares, que ligam a mandíbula ao crânio, e sensações como dores de ouvido. Isto se caracteriza por ser uma alteração ortopédica do crescimento do rosto, que deve ser tratada com a precocidade necessária para evitar futuras alterações do bem-estar e qualidade de vida na adolescência e depois na idade adulta.
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: