Posted by: kohlerortofacial | January 26, 2013

O blog pergunta: Como é o tratamento para a criança que respira pela boca?

ÍndiceDr. Gerson responde:O tratamento destas crianças – respiradoras bucais – deve começar tão logo seja detectada esta condição pelos seus pais. Entrarão em ação – para tratar o fato – não somente o médico pediatra, como também o otorrinopediatra, pois a respiração bucal sinaliza que a via aérea superior possa estar obstruída. A principal causa (mas não só) costuma ser a hipertrofia (crescimento exagerada de adenoide, situada após a parte traseira das narinas (na nasofarintge). Além desta causa, também as possíveis alterações da anatomia interna do nariz podem bloquear a respiração nasal. E também – isto é muito importante – a presença de rinites, principalmente as alérgicas (30% das pessoas costumam ser alérgicas nasais). Amigdalas palatinas também podem ser causas obstrutivas que geram respiação pela boca.
O ortopedista facial (que é um ortodontista pediátrico) terá entrar em ação conjuntamente com os médicos pediatra e otorrinopediatra para a correta interceptação da respiração bucal e principalmente de seus danos sobre o crescimento e desenvolvimento do rosto da criança.  É preciso – forma inter/multidisciplinar – interceptar as causas que estejam gerando um crescimento inadequado do rostinho da criança portdora de respiração bucal crônica.
O fonoaudiólogo também será de extrema importancia na composição desta equipe médica inter/multidisciplinar para que se restaure e se readeque as funções viciosas de respiração (e deglutição, que está sempre associada à respiração).
Nós, da Köhler Interdisciplinar, temos um protocolo diagnóstico/terapêutica para tratar, juntos com médicos e fonoaudiologoss, estas questões que alteram o crescimento facial das crianças. Este protocolo tem um nome – Monitoração Ortopédica da
Face Pediátrica – o nosso conhecido MOFP. Este protocolo terapêutico é exercido de forma sempre inter/multidisciplinar (como já explicado) e propicia uma reversão do quadro de alteração do crescimento e desenvolvimento do rosto da criança. A terapeutica faz o rosto crescer, novamente, em direção à normalidade, à harmonia e à beleza.
About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: