Posted by: kohlerortofacial | August 13, 2009

Minha mandíbula estala quando abro a boca. O que há de errado?

atmA ocorrência desse estalo pode ser o primeiro sinal de que você sofra de uma DTM, ou desordem (ou ainda disfuncionalidade) temporomandibular. Isso quer dizer que estas importantes articulações craniofaciais – as ATMs – que conectam a mandíbula ao crânio, ao lado dos ouvidos, na região das têmporas,  não estão funcionando corretamente e já devem apresentar alguma anormalidade em suas funções e – muitas vezes – até em sua forma.

As DTMs não aparecem de um dia para o outro. Em geral, são necessários anos de persistência de anomalias dentofaciais, muitas vezes conjugadas com hábitos prejudiciais (principalmente força excessiva em apertamentos dos dentes) até que a desordem se instale e deforme definitivamente as estruturas da articulação. Os estalos e desconfortos são os sinais e  sintomas dessa situação. Nesses casos pode ocorrer de a pessoa ficar com a mandíbula travada (não consegue fechar ou abrir), com abertura da boca limitada, com músculos mastigatórios fatigados, desvios significativos para os lados (gerando até assimetrias no rosto)  e também dores – não só locais, mas também expressas por cefaléias, principalmente na região das têmporas – situações que remetem à suspeita de desordem ou disfuncionalidade articular e neuromuscular.

As ATMs são o par de  articulações mais complexas e  mais exigidas no corpo, trabalhando quase que ininterruptamente, realizando tarefas nos momentos de mastigar, falar e de engolir (deglutimos em média duas vezes por minuto, sem perceber), etc. Para atender a esta intensa demanda, a mandíbula (através das ATMs) consegue realizar movimentos em várias direções: verticalmente, para frente e para trás e para os lados. Isto tudo só é possível pela característica multitarefas deste complexo par de articulações, que encaixam a mandíbula ao crânio. Convém lembrar que a mandíbula está numa “condição de soltura”, de tal forma que, se não fossem os músculos mastigatórios, ficaríamos com a boca aberta de forma continuada.

O que acontece nos casos de DTM é que com a função alterada – normalmente ligada à presença de anomalias dentofaciais (que incluem problemas de posicionamento inadequado entre os dentes) – o movimento de abrir e fechar a boca ocorre de maneira errada e vai, além de poder desgastar ossos e cartilagens, gerar desconfortos da musculatura de cabeça, face e pescoço, entre outras. Após vários anos de ocorrência dessa situação, sem tratamento adequado,  pode acontecer de os discos articulares (uma espécie de “menisco”) não voltarem mais para os seus encaixes corretos. É preciso lembrar que estas questões disfuncionais articulares devem ser tratadas com a precocidade necessária, para evitar, inclusive, necessidade de futuros procedimentos cirúrgicos no local.

Esse tipo de anomalia também pode gerar sintomas como dores de cabeça e zumbido no ouvido. Vale prestar atenção sobre a presença de hábitos nocivos, que são o primeiro passo para gerar uma DTM, tais como o costume de ranger ou apertar os dentes, roer unhas, morder os lábios, mordiscar objetos, mascar chiclete em excesso ou ter uma postura corporal inadequada. Existem ainda predisposições corporais, de conotações reumatológicas e ortopédicas, que podem estar presentes no quadro clínico sintomático.

Se você for portador de alguns desses sinais e sintomas procure – com urgência –  por um especialista (normalmente ortodontistas e ortopedistas faciais também tem a capacitação necessária para o diagnóstico) para tratar o problema antes que outros sintomas, alguns inclusive relacionados aos ouvidos, como pseudo-otalgia, zumbido e sensação de tamponamento, comecem a ocorrer.

About these ads

Responses

  1. boa tarde!!sou a renata .algumas semanas pra cá estou com um estalo em minha boca nao sei oque é….estou ficando preocupada .oque pode ser? desde já obrigado e um grande abraço!!!!!!

    • eu tbem estou sentindo estalos, assim q alguem te responde =) se quiser repassar aceito. obrigada e feliz ano novo

  2. Depois que o meu dentista fez um tratamento endodontico em mim nao consigo mais abrir a boca com facilidade e doi muito. Sera que é necessario uma futura cirurgia?

  3. Boa tarde!
    a uns 3 anos meu maxilar deu um estalo e doeu muito quando eu abri a boca para escovar a língua, depois de um tempo paarou de doer mais de um ano para cá não consigo mais abrir minha boca direito sempre estala e sinto dores tenho um certo limite para abrir a boca sem q doa não sei oq eu faço quem eu tenho q procurar ? será q colocando um aparelho já resolvo o meu problema?

    • Olá Eloisa,
      Ocorreu uma incoordenação do disco articular (uma espécie de menisco) de suas ATMs (articulações temporomandibulares). Procure o seu cirurgião-dentista que ele resolverá isto para você. Caso ele veja que é necessário um especialista ele indicará a você a quem procurar. Primeiro tenha um diagnóstico correto do que ocorreu, que já esta em estado crônico (foi há 3 anos). Não necessariamente o tratamento precise passar pela utilização de aparelhos.
      Atenciosamente
      Gerson I. Köhler
      kohler1@uol.com.br
      Curitiba/PR

  4. Olá Renata,
    Os estalos nas articulações são sempre um sinal de algo não vai bem com uma articulação. Felizmente você não relata sintomas de dor.
    Tenha calma, contate o seu dentista. Ele fará o diagnóstico correto e tratará você.
    O que está ocorrendo está relacionado com sua(s) ATMs (Articulações Temporomandibulares).
    Atenciosamente,
    Gerson I. Köhler
    kohler1@uol.com.br
    Curitiba/PR

    Olá Raphaela,
    Muitas vezes o longo tempo em que se fica com a boca aberta para um procedimento endodôntico, causa este sintoma. Provavelmente ao estar recebendo esta resposta você – seguramente – já estará melhor.
    Em caso de persistência do sintoma entre em contato com seu endodontista.
    Atenciosamente,
    Gerson I. Köhler
    kohler1@uol.com.br
    Curitiba/PR

  5. Olá , a minha boca estala e eu não sei porque , não sinto dores ,e estou muito preocupada com isso agora … O que será ? tenho que fazer um cirurgia futuramente ? e isso , não pode ser bruxismo ? Se for , tem cura ?

  6. Uso aparelho ortodôntico há mais ou menos 5 anos. Após a introdução de aneis nos meus molares (inferiores e superiores) houve uma locomoção absurda dos mesmo, e com isso a minha dentição ficou cruzada. Há alguns meses minha mandibula tem estralado, com muita força, enquanto faço os movimentos de abrir e fechar, isso ocorre principalmente logo pela manhã quando me acordo. E ao final do dia, os estralos são menores. De alguns dias para cá esses sintomas apresentaram-se com maior intensidade e agora meu ouvido esquerdo entope algumas vezes.
    Será que o próprio aparelho poderá resolver a situação, ou será necessária uma intervenção cirurgica?
    Agradeço, desde já.

  7. Minha boca estala ja faz algumas semanas, estala muito quando eu acordo, e algumas vezes durante o dia, mas não sinto dor. Devo procurar um dentista então?

  8. Olá, depois da colocação de aparelho, meu maxilar começou a estralar, pq isso acontece, será pq tenho a falta de dois caninos ( um nasceu a minha destista está colocando ele no lugar, mais o outros provavelmente tenho que fazer uma cirurgia, pois ele não nesceu está no osso), ou será tbm pq faço uso de uma aparelho no ceu da boca,
    estou apavorada, os estralos apareceram do nada,não tinha sinasi de dor, mais como fico muito ansiosa, sinto que as vezes doi ao abrir exageradamente a boja. Exemplo: ao bocejar.

    • Estalos nas ATMs significam disfuncionalidade nas mesmas, provavelmente uma subluxação transitória.
      Comunique isto ao seu especialista, ele saberá como direcionar a terapêutica.
      Atenciosamente,
      Gerson I. Köhler

  9. Olá amigos, antes de pensar em qualquer procedimento cirúrgico, prestem atenção em seus hábitos, pois, no meu caso esses sintomas apareceram porque dormia sem travesseiro, e tinha a mandíbula forçada durante a noite toda. Hoje estou em tratamento. Abraços.

  10. ola pessoal, peguei um abito de estalar um lado só da mandibula e venho notando mudanças no meu canal auditivo (estreitamento) pois ao pressionar a entrada do canal auditivo e sinto ao linpa-lo com cotonete que esta diferente do outro lado pois é o msmo lado que estalo porem sinto dores pressao sera pelo abito de estala-lo ?
    aguardo respostas!
    obrigado

  11. Olá mi chamo Carla,quando estava cantando abrir a boca um lado da mandibula estalou e ficou umas três semanas doendo o lado da boca .Será que é grave.

    • Houve – com certeza – uma luxação de côndilo(s). Mesmo que o sintoma (dor, desconforto) já tenha passado, deve consulta um especialista em cirurgia maxilofacial.

  12. é engraçado como tinha a certeza de que isso fosse normal, ja que desde criança sofro com isso. pensei que a boca de todo mundo estalava como a minha, mas ninguem se incomodava como eu, até que um dia minha dentista, me esclareceu e de 2 anos pra cá, agora com 26 anos, está ficando insuportável, pra falar cansa, pra comer cansa, às vezes fico com a boca pendurada e cheia de comida sem poder mastigar, tenho que esperar. pra beijar também incomoda.

    • Há necessidade de uma consulta especializada para proporcionar funcionalidade normal às articulações craniomandibulares (as ATMs) e também ao sistema estomatognático (boca e seus anexos) como um todo.

  13. Oi, Meu Maxilar estala muito e as vezes dói, e em outras ocasiões não consigo abrir a boca.
    Gostaria de saber se um aparelho resolveria o meu problema.

    • Sempre que uma articulação estala e/ou dói há algo de inadequado com ela. É preciso fazer uma consulta com um especialista nesta área.

  14. oi ,sou a vanessa,bom eu usei aparelho desde meus 9 anos de idade,tirei com 11,coloquei novamente com 13 e tirei ja com 17anos,entao usei bastante tempo,na epoca extrai 6 dentes pra correcao ,dentes saudaveis foram retirados,dai hj com 24 anos perdie mais 3 dentes com canais que foram mau feitos,me sinto agora uma desdentada,sinto estralos,zumbidos no ouvido,estou nervosa,ansiosa e fora que estou sempre pra baixo,pois nao sorrir como antes quero muito agora fazer implantes de pelo menos 4 dentes,tem algum tipo de implante menos dolorido,pois minha sogra fez e teve q tomar antibioticos, a boca inchou na lateral,fora que a mastigacao parece q nao e de confianca,gente me ajudem pelo amor de deus,…o q devo fazer pra ontem,…bom dia….

  15. MINHA MANDIBULA COMEÇOU A ESTRALAR E FAZER UM BARULHO COME SE FOSSE UM MONTE DE OSSINHOS SOLTOS O QUE SERA ISSO ??

    • boa noite meu nome é cicero,quando eu abro a boca da um estralo ,uquer cerar

      • Olá, Cícero. O estalo pode indicar alguma alteração na articulação temporo-mandibular. Você deve consultar um especialista para que ele avalie o seu caso e indique o tratamento ideal. Obrigado pela visita.

  16. Meu nome é Daiane, tenho 17 anos.Minha mandíbula estala muito e as vezes até incomoda quando eu como algo.Um dos sintomas que senti foi o zumbido no ouvido, e de vez em quando, quando durmo na mesma posição meu maxilar fica paralisado e duro.Isso é grave?O que eu faço?

    • Olá, Daiane. É fundamental que você consulte um especialista para avaliar o seu caso. Somente a consulta pessoal é capaz de diagnosticar o problema corretamente e indicar o tratamento correto. Obrigado pela sua visita.

  17. to sofrendo de fortes dores no maxila,e fica zumbindo no ouvido…só que meu dentista não me atende!deve está de férias!detesto viajar,e viajei a pouco tempo e tenho ficado mto tensa e apreensiva e normalmente tenho prendido mto o queixo,com estress!ninguem tem me dado atenção!oque devo fazer,pq to sentindo mta dor?

    • Olá. Renildes. Tente procurar outro especialista, mas não fique sem tratamento. Obrigado pela visita.

  18. Ola..meu maxilar estala quando abro a boca, mas não dói….quando eu canto abra bastante a boca ele trava e começa a doer um pouco…oque pode ser? vou ter que usar aparelho neste caso?

  19. Ola..minha mandibula esquerda estala quando abro a boca, mas não dói….quando eu canto abra bastante a boca ele trava e começa a doer um pouco…nesse lado esquerdo percebi que meus dentes do fundo começaram a raspar um no outro e as vezes eu sem querer mordia minha buchecha….oque pode ser? vou ter que usar aparelho neste caso? tenho sinusite isso pode ter algo haver?

    • Há necessidade de uma consulta a um cirurgião-dentista especializado em ATMs. É preciso verificar qual a etiologia (a causa) do que esteja ocorrendo, para então tratar.

  20. Ola sinto esses sintomas a 2 anos eu acho, quando abro a boca ou fecho ela estrala, se eu naum procurar um medico ela pode fica aberta para sempre ? os medicos tem que ser pagos ?

    • Olá, Ulielson. A ausência de tratamento pode agravar o quadro, com episódios de travamento da boca. Você deve consultar um especialista da área para avaliar o seu caso. Se você não tiver condições financeiras de arcar com o tratamento, verifique se há atendimento na rede pública de saúde. Obrigado pela visita.

  21. olá minha boca também estala e sinto fortes dores de cabeça , mais o preocupante também é que minha mandibula cresceu bastante e meu queixo é muito caido .

    preciso de informações de médicos ou algo assim

    ass: iury

    • Olá, Yuri. É fundamental que você consulte um ortodontista/ortopedista facial para que ele analise a sua situação e indique o tratamento correto. Obrigado por visitar o blog.

  22. a mais ou menos uns 10 dias minha mandíbula começou a dar uns estalos de vez em quando, mas nao sinto dor na face nem na boca. apenas há alguns meses venho sentindo uma dor na parte de trás da cabeça tbm de vez em quando.. pode ter alguma relaçao? devo ir ao médico?

    • Olá, Larissa. Você deve consultar um ortodontista para que ele avalie com precisão o seu caso. Obrigado pela sua visita.

  23. Oi meu nome é Antônio Netto tenho 17 anos, e a minha boca vem estralando a algumas semanas, e vem dificultando em algumas coisas. Alguém poderia me endicar a quem eu deveria procurar?

    • Olá, Antônio. Você deve procurar um ortodontista para que ele verifique o seu caso e indique o tratamento correto. Obrigado pela sua visita.

  24. ta estalando o lado < da minha boca ,mais não dói oqe devo fazer?

  25. Ola, meu nome é Everton De ums aons pra ca minha mandibula ta estalando quando abro a boca o que devo fazer colocar?

    • Consultar, com urgência um especialista em ATMs ou um Ortodontista. Se não houver tais especialistas em sua cidade, consulta o seu clínico geral em Odontologia, que ele saberá encaminhar o andamento da diagnose.

  26. Olá o meu maxilar também estrala e são os dois lados é só abrir a boca e da uma forçadinha. O que devo fazer? Isso acontece a mais de 5 anos.

    • Kênia, consulte um ortodontista para fazer um diagnóstico correto e tratar o problema. Obrigado pela sua visita.

  27. Boa tarde .
    Sou a débora .
    A um tempo veio tendo estalos na mandibula maz não dói nada , apenas estala quando movimento a boca para os lados .
    oque eu faço para resolver isso ? .

    • Débora, você deve consultar um ortodontista para que ele avalie o seu caso. O tratamento precoce é fundamental para evitar que o problema se agrave. Obrigado pela sua visita.

  28. eu tinha isso. Mas Jesus me sarou! Doença nenhuma vai me parar!

  29. também to com o mesmo problema de eloisa nao sei mas oq faço tenho dores ao abrir a boca,de uma semana pra ca to asim tenho um certo limite ao abrir a boca.oq eu faço tem algum exercicio q eu deva fazer com o meu maxilar.me ajudem por favor.skarleth

    • Olá! Você deve consultar um especialista em ortodontia para que ele avalie o seu caso e possa tratar o problema.

  30. olá meu nome e ariany ,de vez em quando tenho dificuldade de abrir a boca o que séra?

    • “disfunção temporomandibular – DTM – procurar com urgência seu dentista clínico”.

  31. Desde sexta feira minha boca estala do lado esquerdo toda vez que vou mastigar, começou do nada, não sofri nenhum impacto e nem comi nada duro, ao contrário, sempre tive o hábito de comer de vagar, mas já está me incomodando, fora que às vezes ficha inchado, e se apertar dói. Será DTM?

    • Olá, Elias. Pode ser que haja alguma alteração na articulação temporo-mandibular, mas somente a avaliação com um especialista é capaz de diagnosticar corretamente o problema. Não deixe de buscar tratamento. Obrigado pela visita.

  32. ola gente eu tenho esse problema a mais de 9 anos ja recorri a varios tratamentos e 3 dentistas falaram q poderia ser falta de cálcio ja tentei de tdas as formas tratamento ja usei aparelho e nada funcionou vivia a base de analgesicos mas infelismente minha mandibula não funciona direito mais. não abre toda nunca consegui a cura cada especialista diz uma coisa .

    • Você não foi claro/a. Especifique melhor qual é a sua anomalia dentofacial, para que possamos orientá-la quanto ao especialista a procurar.

  33. Opa tudo bem,sempre tive esse negocio de abrir a boca e estalar,dae a 1 semana começou um zumbido no ouvido e uma dor de vez enquando,tem algo a ver com a boca?(ja fui no otorrino mas por enquanto nd)

    • Olá, Jonathan, tudo bem e você? Muito obrigado pela sua visita. O ideal é você consultar um ortodontista, para que ele avalie o seu caso. O zumbido pode ser resultado de alguma alteração na articulação temporo-mandibular, mas somente com uma avaliação precisa do seu caso é possível diagnosticar o problema.

  34. e ai eu sou o gilson eu tambem tenho essa mania de abrir a boca a minha mandibula estalar o que eu devo fazer pra mim tratar sobre isso????????????????

    • Problemas articulatórios em progressão…procurar um cirurgião-dentista especialista nesta área.

  35. grandes respostas é sempre as mesmas “procurar especialistas” isso
    é uma brincadeira pô,,,,,,

    • Olá, Jack. A minha indicação para a procura de um especialista é importante, pois não é possível fazer diagnósticos pela internet ou indicar tratamentos. É anti-ético e desrespeitoso com o paciente, que merece uma atenção especial e o suporte de um profissional pessoalmente. Além disso, sem avaliar o caso, analisar o paciente e fazer exames não é possível fazer o diagnostico correto e indicar o tratamento. Obrigada pela sua visita.

  36. Ola, meu nome é Louise, venho reparando que de algum tempo para cá quando eu estou comendo alguma coisa, ou quando eu vou beber, sinto que minha boca vai para o lado, da ate uma impressao ruim, e ai eu fecho a boca e ela volta, as vezes eu sofro com fortes dores de cabeça, queria saber em qual medico eu poderia ir para descobrir o que acontece.
    Obrigada

    • Olá, Louise. Você deve consultar um ortodontista para avaliar a sua arcada dentária, seus dentes e a boca como um todo. Com o diagnóstico correto, é possível indicar o melhor tratamento para acabar com estes sintomas. Obrigado pela visita.

  37. esou com meu maxilar estalando a um ano e meio , e agora que esta começando a doer , devo procurar um dentista ou um ortopedista ? devido a ser ossos ?.

    • Olá, Midyan. O ideal é que você procure um ortodontista especialista em ortopedia facial. Ele irá fazer o diagnóstico do seu caso e indicar o tratamento correto. Obrigado pela sua participação.

  38. minha boca estala quando eu mastigo é perto da regiao do ouvido tenho 13 anos devo procurar um medico??e doi quando abro minha boca as vezes nao consigo abrir !!responda por favor faz uns meses já !!!

    • Olá, Sheron! Você deve procurar um especialista em ortodontia e/ou ortopedia facial para que ele avalie o seu caso com precisão e indique o tratamento correto. Tratar esta questão precocemente evita danos a saúde e promove qualidade de vida. Obrigado pela sua visita.

  39. Liliane
    oi, eu sou Liliane sempre quando abro muito minha boca ela dá um pequeno estalo mas não doi e nunca tinha sentido dor em minha mandibula, mas à algumas semanas enquanto estava com a boca aberta por um tempo, em um tratamento ortodotico, minha boca travou. Pode ser por ter ficado com a boca aberta por um tempo ou pode ser alguma disfunção? Oi por favor me ajude estou muito cismada, tenho medo ue alconteça outra vez. Foi uma experiência muito desagradavel.

    • Olá, Liliane. Tenho certeza que a experiência não deve ter sido agradável. Pode ser que haja alguma disfunção na articulação temporo-mandibular, porém, somente uma consulta com um especialista é capaz de identificar o problema, a sua causa e o melhor tratamento. Não deixe de procurar ajuda para evitar que este episódio se repita.

  40. Sou Renata,sempre quando vou dormir,o lado esquerdo d minha boca fica estralando e,quando acordo piora,minha boca,ela tipo trava,tento abrir e dar um forte estralo….o q devo fazer?quem devo procurar?devo colocar aparelho?….

    • Olá, Renata. Você deve procurar um especialista em ortodontia e/ou ortopedia facial para que ele possa avaliar os seus sintomas, diagnosticar a causa do problema e indicar o tratamento correto.

  41. tenho estalos no lado direito da mandibula, eu sempre como desse lado por causa de uma cárie que tenho do lado esquerdo, não consigo abrir minha boca rapidamente, se abro devagar algumas vezes não estrala, mas só algumas vezes não sei o que faço tenho 13 anos, algumas vezes sinto dores de cabeça e pontadas no ouvido sempre que tento abrir a boca rapidamente e as vezes em que acordo de madrugada não consigo abrir totalmente a boca, sempre dormi de lado ou de bruços, agora não cosigo dormir mas assim, porque quando me acordonão consigo abrir direito a minha boca, por favor, alguém me ajude

    • Olá, Gabriele. Mesmo com 13 anos é possível consultar um especialista para que ele avalie o seu caso. É fundamental tratar estas questões para não prejudicar a funcionalidade da boca e de suas estruturas e a harmonia do rosto como um todo. Obrigado pela visita e pelo seu comentário.

  42. também somente eu cosigo ouvir os estalos na mandibula, não sei o que faço, me ajudem

    • Olá, Gabriele. Você deve consultar um especialista em ortodontia e ortopedia facial para que ele possa diagnosticar o seu problema e indicar o tratamento mais recomendado para o seu caso. Obrigado pela visita.

  43. olá, tenho problemas reumático (artrose) e todas as articulações do meu corpo doem. ha uns 3 meses atraz comecei a sentir dores muito fortes qdo abria a boca ou tentava mastigar alimentos, qse não conseguiar falar direito, despois de 1 mês sentindo isso a dor passou, mas qdo bocejo sinto ainda e agora começou a estalar qdo abro a boca ou faço movimentos na mandíbula. por favor me oriente, preciso saber o q tah acontecendo comigo.

    • Olá, Jeise. Pela sua descrição, pode ser que haja uma alteração na articulação temporo-mandibular, mas somente em uma consulta com um especialista será possível diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento. Não deixe o problema se agravar, procure um profissional de sua confiança. Obrigado pela visita.

  44. Olá Sou Israel, mais ou menos 4 anos atraz comecei perceber um estalo quando abro a boca ou quando mastigo, percebo que tenho minha mandibula cruzada e a minha boca abre para a direita. De um tempo pra ca minha boca travou e começou um estalo fino perto da orelha quando eu bucejo.
    Não sinto dor no maxilar, mas as vezes sinto dores de cabeça.
    Será que meu caso tem solução facil? será que vou precisar de cirurgia?

    • Para tratar seu caso clínico você precisa procurar por um especialista em ATM e DOR FACIAL. Faça isto logo, não deixe os sinais e sintomas avançarem.

  45. Olá Carla.
    O bruxismo (apertamentos com deslizamentos laterais) pode ter inúmeras causas. Podem ser causas locais (por ex. a sua mordida cruzada pode estar induzindo a que isto aconteça). As questões emocionais – quando somatizadas- também costumam ser um dos fatores etiológicos do bruxismo. Nossa opinião é que você trate a anomalia dentofacial (mordida cruzada) presente. Durante o tratamento corretivo os próprios aparelhos deverão inibir o bruxismo. Sua dentista tem razão no falou a você. Prossiga. Inicie seu tratamemento. Abraços. Gerson – Curitiba.

    • olá..sou Daniela..eu tenho um desvio na minha mandibula..e ela estala muito..e doi pra caramba..estou preocupada..será algo grave?

      • Articulações do corpo – incluindo as ATMs – devem funcionar sem desconforto e sem ruídos. Procure um especialista de sua confiança para avaliar a severidade de seu caso clínico.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: